Amanhã,  quinta,  dia 30 de novembro, é  a data limite para pagamento da primeira parcela do 13° salário.  A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Com o pagamento da primeira parcela do 13°, o setor químico deverá contribuir com mais de R$ 40.000.000,00 no mercado até o final do mês de novembro.

Os trabalhadores precisam ficar atentos aos prazos de pagamentos, mas algumas empresas já efetuaram a antecipação da primeira parcela do 13°.

200 bilhões  na economia

Até dezembro de 2017 estima-se que deverão ser injetados na economia brasileira mais de R$ 200 bilhões, com o pagamento do 13º salário. Este montante representa aproximadamente 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive os empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. Cerca de 83,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional, em média, de R$ 2.251. As estimativas são do DIEESE –Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

Como Calcular o décimo terceiro

O Décimo terceiro Salário funciona de uma forma muito simples, ele é calculado proporcionalmente em cima dos meses trabalhados no ano pelo trabalhador. Assim, se uma pessoa trabalhou 12 meses, ela vai receber um salário extra no final do ano.

Já se ela trabalhou apenas 6 meses, ela vai receber metade de um salário no mês de dezembro.

A conta é o valor do salário recebido, divido por 12, vezes o número de meses trabalhados.

A cada mês que o trabalhador não tiver trabalhado na empresa, seja por ter sido contratado no meio do ano, seja por ter sido demitido, ele perde 1/12 do seu décimo terceiro salário.

Foto: Marcelo S. Camargo/FramePhoto/Folhapress