O vereador Eduardo Barreto (PC do B) deverá representar a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A no Ministério Público Federal (MPF) devido o fechamento da ponte do rio Baquirivu.

“O acesso foi fechado para não interferir no embarque e desembarque dos passageiros do aeroporto. No início do ano passado eu já dizia, mas hoje eu tenho certeza que essa atitude se trata de segregação. Vou encaminhar ao MPF e se ele encontrar indícios de irregularidades tomará as medidas cabíveis”, explicou.

Nesta semana, o parlamentar recebeu a resposta do ofício encaminhado à concessionária através da Comissão Especial de Estudos (CEE), instaurada pela Câmara para apurar o fechamento do acesso. No documento a concessionária ressalta que houve a melhora do fluxo viário após o fechamento da ponte e que não são observados os engarrafamentos que dificultavam o acesso às áreas de embarque e desembarque do aeroporto. Ela reforça que “trata-se de privilegiar o interesse público, de muitos, em detrimento de interesses particulares de alguns que pretendem, sem qualquer amparo legal, dar destinação de via a acesso precário”.

Além disso, ressalta que a ponte passará por uma reforma que contemplará a melhoria da passagem aos pedestres, iluminação e segurança. Assim, poderá ser utilizada para saída e entrada de veículos em caso de emergência do aeroporto cuja previsão para conclusão é de 20 de julho. No entanto, não haverá a construção de uma nova ponte.

O acesso foi fechado em dezembro de 2013, pela concessionária com a previsão de abertura após a finalização das obras do canal de drenagem e do complexo viário do Terminal de Passageiros 3. Desde então, outros prazos foram informados para a liberação do local, sendo esperada a abertura após a realização da Copa do Mundo no ano passado. Contudo, a ponte permanece interditada.

Fonte: Guarulhos Hoje