Autarquia municipal vai intensificar sua campanha permanente de uso racional da água

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, Afrânio de Paula Sobrinho, recebeu do diretor-titular do Ciesp Guarulhos, Maurício Colin, 20 mil kits de redutores de vazão para torneiras. A entrega foi feita na noite desta quinta-feira, dia 11, como parte da campanha “Água na Medida” da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

Com o objetivo de reforçar suas ações permanentes de uso racional da água, o Saae vai distribuir o material entre aqueles consumidores que mais consomem água. De imediato a autarquia municipal iniciará esse trabalho, que incluirá orientações sobre como instalar o redutor de vazão e sobre o uso racional da água.

Atualmente, 56% das ligações de água de Guarulhos estão na faixa de consumo de 10 metros cúbicos por mês (tarifa mínima); ou seja, a maioria já está no limite possível de economia de seu consumo. Cerca de 90% das ligações totais estão na faixa de consumo de até 20 metros cúbicos.

Cada kit doado pelo Ciesp Guarulhos contém quatro anéis de plástico. Desenvolvidos por alunos do Curso de Aprendizagem Industrial – Ferramenteiro de Moldes Plásticos da Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo, os redutores de vazão para torneiras podem ajudar a reduzir o consumo de água em até 50% no ponto instalado.

Ações de conscientização – Para promover o uso consciente da água, desde o início de fevereiro do ano passado, o Saae de Guarulhos faz ampla campanha, que inclui comunicação via carro de som, cartazes, telemarketing e informes publicitários em emissoras de rádio e jornais impressos; paralelamente, mantém campanha permanente por meio de folhetos que estão à disposição nas unidades do Fácil–Central de Atendimento ao Cidadão. Além disso, trabalha constantemente o tema junto à população por meio do Departamento de Relações Comunitárias e da Assessoria de Educação Ambiental, que desde 2001 desenvolve o Programa de Educação Ambiental “Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida”.

As ações desenvolvidas pelo Saae de Guarulhos em defesa do uso consciente da água ganharam um reforço em agosto do ano passado com a brincadeira educativa Água, o desafio, que foi distribuída às Escolas da Prefeitura de Guarulhos, como mais um instrumento para conscientizar os estudantes. Considerando Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), cerca de cem mil alunos da Rede Municipal de Ensino receberam o material lúdico-pedagógico.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Saae de Guarulhos