Os trabalhadores da Tecnofurgo reclamaram que a empresa não está efetuando o recolhimento de FGTS de seus trabalhadores e alegaram também que, apesar do desconto em folha de pagamento, o repasse do INSS não está sendo efetuado.

A empresa foi notificada pelo Sindiquímicos que solicitou o envio de cópias dos comprovantes de recolhimentos das Guias da Previdência Social (GPS) e FGTS, bem como a relação nominal dos beneficiários.

Em resposta, a empresa  reconheceu que vivencia dificuldades para honrar com esses compromissos, mas alega que já começou a programar o pagamento  desses atrasados, tanto INSS como FGTS, afinal, disseram no e-mail que ela tem total interesse em resolver o quanto antes esta situação.

A empresa informa ainda que passou por dificuldades em sua atividade pela queda de vendas e também por falta de liberação de recursos de financiamento do BNDES Finame, pois suas vendas hoje em dia, cerca de 80% ocorrem através  do Finame.

Informequim Extra não é entregue aos trabalhadores

A equipe de Ação Sindical do Sindiquímicos esteve na empresa, no dia 16 de junho, para a entrega de material específico da empresa referente às denúncias de não recolhimento de FGTS e do repasse do INSS.

E foi com surpresa que fomos informados que o material foi recolhido,  entregue ao Sr. Fábio e não chegou às mãos dos trabalhadores.

O Sindicato retornou a empresa, no dia 18 de junho, e em conversa com o Sr. Fábio, este pediu desculpas e se comprometeu a distribuir os Informativos no dia 19 e esclarecer as pendências da empresa. Compromisso que não foi cumprido.

Na reunião também foram discutidas outras demandas, como:

PLR atrasada – A empresa se comprometeu a apresentar proposta ao Sindicato com prazos para pagamento;

Insalubridade – Houve um compromisso de se resolver a questão a partir de agora;

Horas extraordinárias – Ao invés de pagar os 110% aos sábados conforme determina a CCT, a empresa paga somente 70%;

Funcionário sem registro – A empresa alega que só tem um e que irá registrá-lo;

Piso da categoria – A empresa diz que paga de acordo com a CCT

INSS e FGTS – A empresa afirma que está regularizando junto ao Banco.

A direção do Sindiquímicos aguarda manifestação da empresa para alguns itens em andamento.

O Sindicato se coloca à disposição dos trabalhadores para eventuais esclarecimentos.

Dúvidas, reclamações e denúncias, procure a secretaria do Sindiquímicos – Secretaria Geral: (11) 2463-9062,  e-mail: secretaria@sindiquimicos.org.br