No dia 28 de julho, o Sindiquímicos, representado pelo seu presidente, Antonio Silvan Oliveira, participou do Workshop: Horizontes para a Indústria Química no Brasil promovido pelo  Sinproquim –  Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo.

“Evento importante diante do cenário atual, com quase 12 milhões de desempregados. Precisamos sim de novos horizontes e perspectivas para voltar a movimentar a   máquina da economia”, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ – Confederação  Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico.

Responsável pela terceira maior participação no PIB industrial, ficando atrás somente dos setores automotivo e eletrônico, o setor químico atravessa um momento de fragilidade. Além das dificuldades estruturais, outros fatores inibem o crescimento dessa indústria, tais como o elevado déficit comercial, as distorções do sistema tributário, o custo interno do capital, os padrões de sustentabilidade e a precária infraestrutura do país. Em paralelo, a situação do país vem demonstrando sinais de novos rumos econômicos para o segundo semestre do ano.