O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – SindiQuímicos Guarulhos está em fase de preparação para o Seminário de Negociação da Campanha Salarial e Social do Setor Químico 2021/22.
Com data-base em 1º de novembro e apesar dos desafios com a crise sanitária, econômica e social que temos enfrentado desde o início da pandemia Covid-19 em 2021, os Químicos se preparam para mais uma Campanha Salarial.
Encabeçada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, a negociação trata das cláusulas econômicas – reajuste salarial, manutenção da Participação dos Lucros e/ou Resultados – PLR, custeio sindical e piso salarial. As cláusulas sociais do setor tem vigência de 2 anos.
A negociação do Estado de São Paulo serve de parâmetro para outras negociações no País. Neste ano, temos um desafio ainda maior, como manter a data-base ativa e o poder de compra dos trabalhadores, bem como a manutenção de suas conquistas. Seguimos confiantes em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Ao contrário do que o Governo tenta demonstrar a todo custo, desmoralizando décadas de lutas e conquistas, o Sindicato exerce como ninguém o papel de intermediário no diálogo entre a classe trabalhadora e os empregadores. Os avanços nos acordos e Convenções Coletivas com conquistas como adicional noturno, hora extraordinária, dentre outros, como foram proporcionados justamente pela ação e mobilização dos trabalhadores são importantes bandeiras de nossa luta de décadas e de resistência diante das adversidades. Então, a palavra de ordem é resistir.
No que pese algumas mudanças bruscas e abruptas desta relação entre trabalhador e empregador, a proposta das CCTs são elaboradas sob muitas composições em que o trabalhador precisa estar cada vez mais consciente de que é parte importante dessas discussões.
Diga não à precarização de mão de obra e a retirada de direitos.

Reciclagem: O setor tem Convenção especifica, e também esta em negociação com as mesmas reivindicações: Cláusulas econômicas – reajuste salarial, manutenção da Participação dos Lucros e/ou Resultados – PLR, custeio sindical, reajuste da cesta básica e piso salarial. As cláusulas sociais do setor tem vigência de 2 anos.

Assembleias: O SindiQuímicos Guarulhos convoca os trabalhadores do Setor Químico, (exceto Plástico de Guarulhos), para assembleia geral extraordinária, para discussão e deliberação sobre a pauta de reivindicações, que se realizará no dia 08/09/2021, nos seguintes horários: 10h, 15h e 17h. Locais: Município de Guarulhos, na quadra poliesportiva da sede social, Rua Francisco de Paula Santana, 99 – Macedo; Nos municípios de Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões, Igaratá e Nazaré Paulista na Subsede, Av. Vereador Nicola Peres Neto nº 155, Jardim São Francisco I – Terra Preta – Mairiporã/SP. Nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e do setor de Abrasivos do município de Caieiras, na Subsede, Av. Expedicionários, 120 – 2º andar – sala 6, Franco da Rocha/SP. Também de forma itinerante, entre os dias 18/08/2021 a 03/09/2021, entre às 4h até às 16h, nas portas de fábrica.

Pré-Pauta de Reivindicação
• Reajuste Salarial: Aumento Real de 2% + Reposição Integral da Inflação (INPC) de nov/2020 a out/2021
• Piso Salarial no valor de R$ 2.037,30
• PLR no valor de 02 pisos salariais.
• Piso Técnico Químico: R$ 3.030,48
• Manutenção dos adicionais de horas extras e Adicional Noturno