No dia 25 de agosto, os departamentos de Saúde do Trabalhador e de Assuntos Previdenciários da FEQUIMFAR reuniram em café da manhã mais de 60 dirigentes dos Sindicatos filiados à entidade e a CNTQ.

Na pauta do encontro, Perícia Médica e reabilitação e Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, que foram abordados pela perita médica Previdenciária e representante técnica da perícia médica da Superintendência Regional I, Carolina Moreira Martins; por André Pinto da Silva, analista do seguro social e responsável pela orientação profissional na Gerência Executiva de Guarulhos/SP e por Honorato Bergami Filho, perito médico Previdenciário da Seção/Serviços de Saúde do Trabalhador da Gerência Executiva de Guarulhos/SP.

Em sua abordagem sobre o PPP, Honorato Bergami destacou a legislação que trata do Perfil e especificou a importância correta de seus campos.

Debate deve ser ampliado

Para Antonio Cortez Morais, representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, vice-presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e região – Sindiquímicos e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical/SP e CNTQ, a explanação dos palestrantes  elucidou vários pontos que geram dúvidas nos trabalhadores na momento da solicitação de benefícios e no preenchimento do PPP. “Os profissionais da Previdência foram excepcionais em sua abordagem, assim, como a contribuição de nosso pessoal, que trouxe para o debate questões pontuais e que geram dúvidas no dia a dia”.

Nelson Agostinho Oliveira, diretor do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindiquímicos, ressaltou a importância do encontro. “O debate trouxe elucidações importantes e, certamente, irão municiar a todos os participantes em suas bases de atuação”.

João Donizeti Scaboli, coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, avaliou como positiva a discussão. ”Trazer estes assuntos para o debate e receber a indicação dos profissionais do INSS de que estão a disposição para ampliação destes encontros é uma grande vitória”.

Arnaldo Gonçalves, secretário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical, enalteceu a qualidade do debate. “Estão todos de parabéns pela abordagem e participação dos representantes de Saúde e Segurança das entidades sindicais que só engrandecem o movimento”.