É o pior resultado para o mês desde 2002, segundo a associação.
No bimestre, queda é de 31,6%; montante foi o menor desde 2003.

A produção de carros, caminhões e ônibus caiu 36,4% em fevereiro frente ao mesmo mês de 2015, informou a associação das montadoras, a Anfavea, nesta sexta-feira (4). No mês passado, saíram das fábricas 131.313 veículos contra 206.400 produzidos 1 ano antes. Foi o pior resultado para o mês de 2002, que somou 116 mil unidades fabricadas.

No 1º bimestre, foram produzidas 281.419 unidades, um montante 31,6% menor que em janeiro e fevereiro de 2015 (que teve 411.705 veículos fabricados) e o pior 1º bimestre desde 2003, quando a soma de janeiro e fevereiro foi de 273 mil unidades.

Com relação a janeiro, quando 150.106 unidades foram fabricadas, houve recuo de 12,5%.

Por segmento
A produção de carros recuou 12,5% em fevereiro e 31,6% no bimestre. A de caminhões caiu 30,8% no mês e 40,7% no acumulado do ano. A de ônibus tem situação pior: queda de 41,9% em fevereiro e de 45,2% considerando também janeiro. Todos os resultados são na comparação com 2015.

Vendas caem 21%
Em fevereiro, as vendas caíram 21%, conforme já havia adiantado a federação dos concessionários, a Fenabrave, na última terça (1º). Foram licenciados 125.072 carros, caminhões e ônibus no mês passado contra 154.925 no mesmo período de 2015.

No bimestre, a queda nos emplacamentos é de 31,3%. É o pior resultado para o período desde 2007, ainda segundo a associação.

Exportações sobem; Irã pode ser cliente
Por outro lado, as exportações, que fecharam 2015 em alta no volume, continuam crescendo. Foram vendidos 36.484 veículos para o exterior em fevereiro, um número 16,7% maior do que no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o montante é 26,8% superior ao do 1º bimestre de 2015.

Em valores, houve aumento de 1% em relação a 1 ano atrás, totalizando US$ 848,7 milhões. Porém, no acumulado do ano, o montante de US$ 1,39 bilhão resultante das exportações é 7,5% menor que o obtido em janeiro e fevereiro de 2015.

Moan disse que o Irã poderá começar a comprar carros do Brasil. “Tivemos uma missão no Irã no ano passado, que pode gerar novos negócios”, afirmou. Segundo ele, a previsão é de exportar ao país 140 mil carros, 75 mil caminhões e 17 mil ônibus.

Empregos
A indústria automotiva fechou fevereiro com 130.262, montante 0,7% maior do que em janeiro, mas 8,5% inferior ao de 1 ano atrás, considerando também as fábricas de máquinas agrícolas.

Segundo Moan, atualmente, as montadoras têm 36,4 mil empregados com algum tipo de restrição na jornada, sendo 7.300 em “layoff” e 29.100 no PPE. Neste mês, mais 1.8 mil empregados deverão entrar em “layoff”.

Estoques
Apesar do “freio” na produção, o nível de estoque nos pátios e lojas continua alto, em 241,4 mil veículos, o equivalente a 46 dias.