É o que mostra o Relatório do Ministério do Trabalho

A mais recente radiografia do emprego formal indica que o mercado de trabalho brasileiro encolheu em mais de 2 milhões de empregos no ano passado, atingindo homens e mulheres. Do total de 46 milhões de trabalhadores apenas 418,5 mil têm alguma deficiência.

A RAIS – Relação Anual de Informações Sociais de 2016, divulgada pelo Ministério do Trabalho na semana passada, reconhece que elas estão abaixo do patamar de 1% do emprego formal, continuando invisíveis. O documento afirma que “a série histórica 2010/2016 sinaliza uma tendência de baixa participação”. O relatório também identificou que praticamente metade dos empregos oferecidos foram destinados às pessoas com deficiência física, não negras.

Brasil: Emprego segundo Tipo de Deficiência, 2016
Tipo de Deficiência:    2016    %

Física    204.554    48,9%

Auditiva    80.390    19,2%

Visual    53.438    12,8%

Intelectual (mental)    34.168    8,2%

Múltipla    7.287    1,7%

Reabilitado    38.684    9,2%

Pessoas com Deficiência    418.521    100,0%

Fonte: MTb/RAIS.

Nota: A lei de Cotas garantiria vagas para 940 mil pessoas com deficiência no ano passado caso fosse respeitada, mas apenas pouco mais de 326 mil pessoas estavam empregadas em empresas obrigadas a contratá-las, gerando descumprimento de 65,3% de sua abrangência, mesmo após ter completado 26 anos.

Espaço da Cidadania fará Encontro Anual

Em novembro acontece o X Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus Parceiros pela Inclusão que tem como objetivo a avaliação das ações executadas durante o ano, por meio das quais compartilhamos nossas experiências de inclusão. Durante o encontro acontecerá o encerramento do Programa “Diálogos sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”, onde será apresentada uma reflexão crítica de seus resultados. O programa estimula o aperfeiçoamento das ações e a formação de multiplicadores para ampliar a rede social de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.

Na programação entra em pauta os efeitos da pesquisa da OIT “Ação Sindical sobre o Trabalho Decente das Pessoas com Deficiência: Um panorama mundial” junto ao movimento sindical brasileiro e as Reformas Trabalhistas e impacto na Lei de Cotas.

•    Horário: 8h30 as 12h00
•    Local: União Geral do Trabalhadores – UGT (Auditório do SENTRACOS)
•    Endereço: Rua Formosa, 367 – Centro – São Paulo (próximo à Estação Anhangabaú do Metrô)
Mais informações através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

Espaço da Cidadania convida interessados na Cartilha
A Cartilha Conviva com a Diferença – Dicas de relacionamento social com a pessoa com deficiência terá nova edição em novembro. Os participantes poderão inserir as logomarcas na última página (conforme modelo) e decidir a quantidade que tenham interesse, pagando a sua parte correspondente diretamente à gráfica parceira. A impressão começa em 17 de novembro.
Com 16 páginas coloridas é a cartilha de bolso mais utilizada em programas de sensibilização.
Interessados em obter informações para parceria podem entrar em contato no e-mail ecidadania@ecidadania.org.br ou no telefone 11-3685-0915
03/11/2017 – Lançamento do livro “Implantando a CIF: o que acontece na prática?”
•    Horário: 16h00
•    Local: Faculdade de Saúde Pública da USP
•    Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo

08/11/2017 – Seminário sobre Racismo no Mundo do Trabalho
Ministério Público do Trabalho, em São Paulo, promove Seminário sobre Racismo no Mundo do Trabalho.
•    Horário: 13h30 às 18h00
•    Local: Rua Cubatão, 322 – São Paulo/SP