A atualização da tabela do Imposto de Renda (IR), com correção de 8,54%, foi proposta na última quarta-feira, dia 3, na Câmara os Deputados, pelo deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente do Solidariedade-SP e da Força Sindical.

Paulinho apresentou a Emenda da correção da tabela  à Medida Provisória (MP) 703, de 2015, que trata de acordos de leniência. O deputado justifica a Emenda dizendo que a correção da tabela progressiva mensal referente ao Imposto de Renda da Pessoa Física vem ocorrendo “em percentual muito abaixo do que realmente deveria. O governo baseia-se em índice de inflação definido por ele, desconsiderando os índices reais de inflação registrados, o que viola os preceitos institucionais”.

“Esta emenda”, explica Paulinho, “visa corrigir a injustiça imposta a todos os trabalhadores brasileiros, que têm sua renda corroída pela inflação sem a correspondente revisão da tabela do IR”. Segundo ele, a correção de 8,54% irá corrigir parte dessa distorção.