Até a última sexta-feira, menos da metade dos estados estavam preparados ou já emitindo o documento digital. CNH em papel continua valendo.

Ministério das Cidades e o Denatran anunciaram nesta terça-feira (30) um novo prazo que todos os estados sejam obrigados a oferecer a CNH digital: 1º de julho.

O prazo anterior era 1º de fevereiro, mas até a última sexta-feira (26) menos da metade dos estados estavam preparados ou já emitindo a carteira de habilitação eletrônica, que tem o mesmo valor da versão impressa. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, ainda não oferecem essa opção aos motoristas.

“Alguns órgãos e entidades de trânsito precisam realizar ajustes técnicos”, afirmou o Denatran.

Além disso, houve um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adequar a CNH Eletrônica nos procedimentos de embarque de passageiros. O documento virtual deve valer como comprovação de identidade nos casos em que a CNH é aceita.

De acordo com o Denatran, o novo prazo de 1º de julho de 2018 “será improrrogável”.

17 mil CNH-e já foram emitidas

Pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já aderiram à CNH digital e alguns deles já estão emitindo o documento. Goiás foi o primeiro estado a oferecer a versão no celular, em um projeto piloto, desde outubro.

AcreAlagoasDistrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, RondôniaRio Grande do Sul e Tocantins aderiram nos meses seguintes.