A coleta domiciliar de lixo em Guarulhos será operada por uma nova empresa a partir desta quarta-feira, 31 de janeiro. Por meio de um contrato emergencial de seis meses, a Trail substitui a Quitaúna, empresa que operou a coleta de lixo na cidade desde 1975.

A transição completa foi realizada nos últimos dias, de forma organizada, para que o atendimento à população não seja afetado.  A fim de evitar que os trabalhadores demitidos da concessionária que está se desligando ficassem desempregados, a nova empresa se dispôs a contratar todos aqueles que demonstraram interesse em permanecer na atividade.

Como não havia tempo hábil para aguardar o término da licitação para a escolha de uma nova empresa coletora do lixo urbano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos foi obrigada a realizar o certame emergencial. Para tanto, encaminhou convite a sete empresas. No entanto, apenas quatro encaminharam propostas à Prefeitura de Guarulhos. A Trail foi a que ofereceu menor preço e melhores condições para o atendimento no município.

O contrato publicado no Diário Oficial desta terça-feira, dia 30, é de 180 dias. Mas pode ser encerrado em qualquer tempo, caso a licitação chegue a seu final. A Prefeitura deverá dispor de R$ 6,7 milhões por mês, valor que pode variar de acordo com a tonelagem apurada para serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos, feiras livres e lixo hospitalar. Em dezembro, a fatura da Quitaúna foi de R$ 7 milhões.

Os dias e horários da coleta de lixo não sofrerão alterações. Os resíduos devem ser colocados em sacos resistentes, longe de animais e dispostos próximo ao horário de passagem do carro coletor. Os dias e horários podem ser consultados em http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/coleta-de-lixo-dias-e-horários.

Em caso de atrasos na coleta, o munícipe deve recolher o saco de lixo para dentro de casa e aguardar o próximo dia de coleta.  Em caso de dúvidas o morador pode fazer contato nos dias úteis, das 8h às 17h na Secretaria de Serviços Públicos, pelo telefone (11) 2468-7200.

Foto: Márcio Lino/PMG