Portaria foi publicada nesta segunda-feira (15). Nesta edição do Fies foram disponibilizadas 75 mil vagas para contratos de financiamento.
O Ministério da Educação definiu as regras para ocupação das vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies) 2016 em portaria publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União. As datas de inscrições ainda não foram divulgadas.
Poderá concorrer às vagas remanescentes, os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha média geral mínima de 450 pontos e não tenha zerado na redação, e ainda, possua renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
A inscrição será feita exclusivamente por meio eletrônico, na página do FiesSeleção na internet, em período especificado em edital da Secretaria de Educação Superior do MEC. Após a realização de sua inscrição no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies – Sisfies e concluir sua inscrição nos dois dias úteis subsequentes.
Após a conclusão da inscrição no Sisfies o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA nos cinco dias imediatamente subsequentes.
Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, se inscreveram 294 mil pessoas. O MEC ainda não informou quantas vagas foram preenchidas.
O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.