IndustriALL Global Union está indignado com as ameaças recebidas pelo líder sindical Rodolfo Vecino Acevedo, membro do comitê executivo nacional do sindicato dos trabalhadores da indústria petrolífera da Colômbia ‘, USO, uma afiliada IndustriALL.

Rodolfo Vecino Acevedo recebeu uma carta que ameaça matá-lo e toda a sua família se ele não deixar o país dentro de uma semana. A carta foi enviada pelas Forças de Autodefesa Gaitanista

da Colômbia, um grupo paramilitar formado em 2008. A carta critica suas atividades sindicais e afirma que eles “obstruir os planos das empresas e seu desenvolvimento económico”.

Infelizmente, esta não é a primeira vez que ele recebeu essas ameaças. USO teve a denunciar várias vezes essas cartas para o Ministério Público ea polícia. No entanto, o sindicato diz que as autoridades falharam em realizar qualquer investigação.

Jyrki Raina, IndustriALL secretário-geral, tem escrito para Juan Manuel Santos, o Presidente da Colômbia, pedindo-lhe para intervir imediatamente; tomar as medidas necessárias; e garantir que Judiciário do país toma medidas em resposta a ameaças de morte do grupo paramilitar.

Este incidente ilustra mais uma vez as enormes restrições à liberdade de associação e de expressão, bem como o intenso nível de repressão na Colômbia, colocando o país entre os dez piores países para os trabalhadores no Índice Global Rights CSI 2016 .

“É inconcebível que o progresso está sendo feito no processo de paz na Colômbia para construir um futuro sem medo, represálias e insegurança enquanto as pessoas ainda estão autorizados a emitir este tipo de ameaça e insulto”, escreveu Raina.

“Em nome de do Industriall 50 milhões de membros de todo o mundo, nós fazer este pedido especial para você para pedir às autoridades competentes para encontrar as pessoas responsáveis, garantir o direito de Rodolfo Vecino Acevedo à vida e para realizar atividades sindicais e fornecer garantias para a protecção da sua vida e de sua família “, disse Raina na carta ao presidente colombiano.