O Palácio do Planalto desmarcou na segunda-feira (10) a reunião com as centrais sindicais para apresentar a proposta de reforma da Previdência. O encontro estava marcado para terça-feira (11).

Com a reunião adiada, o envio do texto que muda as regras de aposentadoria deve ficar só para depois do segundo turno das eleições, que ocorrerá em 30 de outubro.

A ligação para desmarcar a reunião foi feita pelo ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). Segundo a Folha apurou, um argumento da equipe de Temer é que falta incluir pontos relacionados a estados e municípios na proposta.

Geddel afirmou às centrais que o governo federal quer conversar com os governadores a respeito do aumento da alíquota de 11% para 14% na contribuição dos servidores públicos.

Aliado do presidente Michel Temer, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), declarou que o Palácio do Planalto alegou estar com todos os esforços voltados à aprovação da PEC que limita o crescimento dos gastos públicos —chamada de PEC do Teto. “Geddel disse que estavam empenhados na votação da PEC do teto e não deu tempo de cuidar da Previdência”, afirmou o presidente da Força Sindical.

Contrário a alterações nas regras de aposentadoria, ele comemorou. “Vamos ganhar tempo para discutir melhor”, disse.

Na semana passada, o presidente Michel Temer teve reunião com a equipe técnica que prepara a proposta de emenda à Constituição que vai reformar as regras da Previdência. O Palácio do Planalto tem deixado claro que Temer só quer enviar o texto ao Congresso Nacional depois de conversas com representantes de centrais sindicais, de entidades patronais, além dos parlamentares da base aliada.

Com o cancelamento da reunião desta terça, a nova data para encontro com as centrais sindicais deve ficar para o fim do mês de outubro, quando Temer retornará de viagem à Índia e ao Japão. O adiamento do envio da proposta para depois da última etapa da eleição é defendida pela base aliada, que alega que o tema pode atrapalhar na corrida eleitoral.