Ao mesmo tempo, ele pede cautela, citando jurista italiano: pouco adianta garantir o acesso à justiça aos pobres se estes não tiverem direitos a pleitear. Centrais comemoraram vitória

Clima de esperança

Na avaliação do magistrado, a decisão do STF confere eficácia na Justiça do Trabalho ao artigo 5º, inciso 74 da Constituição. Esse item determina que “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”. Para Souto Maior, isso “traz um clima de esperança na retomada da regularidade constitucional e democrática com relação aos direitos trabalhistas”.

Ele manteve contato com vários profissionais do Direito para comentar a sentença da Corte. Como o ministro Cláudio Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O magistrado afirmou que a decisão “resgata o verdadeiro sentido do direito fundamental do acesso à justiça e a dignidade daqueles que têm, na Justiça do Trabalho, a última trincheira na luta pelos seus direitos, tão rotineira e habitualmente violados”.