A bancada do trabalhador foi fundamental para a redução de juros nos consignados

Nesta quinta, dia 30 de março, o Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS aprovou a redução de taxa de juros para empréstimo consignado.
Antonio Cortez Morais, secretário-geral do Sindiquímicos e representante da Força Sindical no Conselho, marcou posição a favor da redução das taxas.

O percentual do teto das taxas de empréstimo com desconto em folha para segurados da Previdência vai cair de 2,34% para 2,14% ao mês.

O corte também valerá para operações em cartão de crédito. Nesse caso, a taxa passa de 3,36% para 3,06% ao mês. Já o teto dos juros para servidor federal vão baixar de 2,5% para 2,2% ao mês.​

“Os valores retornaram aos patamares do segundo semestre de 2015”, fala Cortez  que também é secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical SP e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

Cortez explica que a redução irá beneficiar os cerca de 70% dos aposentados e pensionistas da Previdência Social que estão endividados.

Por sugestão de Cortez foi criado um grupo de trabalho para detalhar as falhas na legislação que permite as empresas a se apropriar dos recursos da Previdência Social.

Também foram tratados assuntos como recuperação dos créditos: cobrança da dívida ativa da União e Créditos Previdenciários e a importância da educação financeira para beneficiários de baixa renda.