Batalhador, essa palavra define a trajetória de Nelson Agostinho de Oliveira, o Nelsão, diretor do SindiQuímicos Guarulhos. Nascido em 1965 na cidade de Seabra, Chapada Diamantina, Bahia, ele chegou a São Paulo em 1985, acreditando em seus sonhos, como fazem milhares de pessoas que saem de sua terra natal.
Mas como grande guerreiro, Nelsão aos poucos conquistou o seu espaço. Como funcionário da empresa Karina logo se destacou como um dos cipeiros mais votado em 1989. Nesta jornada, Nelsão não cansou de lutar pelos direitos dos trabalhadores, especialmente em questões de segurança do trabalho, que na maioria das vezes enfrentam jornadas exaustivas e condições precárias.
O brilho da estrela de Nelsão logo saiu dos muros da empresa Karina. O seu trabalho de obter melhores condições para os seus colegas de emprego o levou ao engajamento sindical, que deu os primeiros passos em 1991. Nessa época acabou convidado a integrar a diretoria do SindiQuímicos Guarulhos, sendo reconhecido como liderança na defesa dos direitos trabalhistas, não só da empresa Karina, mas em toda a categoria Química, que abrange mais de 700 empresas.

Proteção – Incansável, prosseguiu na busca por mais conhecimento em sua área, o tornando técnico de Segurança no Trabalho, participando de diversos estudos na Fundacentro, inclusive contribuindo para discussões importantes, como na NR-12. Esta Norma define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.
Nesta sua rica trajetória, Nelsão participou ativamente na esfera política e administrativa de Guarulhos, onde se destacou como candidato a vereador em 2000 e assumiu posteriormente o cargo de secretário-adjunto de Trabalho, promovendo projetos de incentivo à geração de empregos e renda na cidade. Sua preocupação com a Saúde Pública o levou a se tornar conselheiro municipal da Saúde, onde lutou muito pela melhoria do sistema de saúde, inclusive durante a pandemia de Covid-19, quando se destacou ao agir contra práticas questionáveis da secretaria da Saúde.
Durante oito anos Nelsão foi presidente do partido Solidariedade em Guarulhos. Atualmente, filiado ao PDT, ele é pré-candidato a vereador, com a missão de continuar a luta em defesa do emprego e melhoria da saúde pública, duas áreas que ele considera carentes de representação na Câmara Municipal desta cidade.

Nelsão convida a todos os trabalhadores a acompanharem o seu brilhante trabalho através do seu perfil no Instagram @nelsaodosquimicos.

“Peço a você trabalhador que nos ajude apoiando o nosso futuro pré-candidato a vereador Nelsão”

Em busca de legenda, o diretor Nelson Agostinho de Oliveira, o Nelsão, vai participar da convenção do PDT, para edisputar as eleições deste ano a vereador por Guarulhos. “Nós visamos o fortalecimento do trabalho do sindicato junto à categoria, pois o trabalhador e sua família enfrentam diversos problemas por causa da infra estrutura precária, a falta de segurança entre outros problemas em nossa cidade”, disse o presidente do SindiQuímicos Guarulhos e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira.

Segundo ele, Nelsão, mesmo sem cargo de vereador na Câmara Municipal de Guarulhos, já atua e tenta resolver esses problemas que atormentam a população. “É a nossa decisão de buscarmos apoio junto ao trabalhador e seus familiares, para que efetivamente tenhamos uma representação na Câmara Municipal desta cidade e possamos ajudar mais a sua família e também podermos discutir com o Executivo os diversos problemas que temos constatado em Guarulhos”, explicou.

Na avaliação de Silvan, diversas empresas enfrentam dificuldades em relação a falta de segurança, a falta de manutenção de ruas e avenidas, que dificultam o escoamento de mercadorias e até de fácil acesso ao local onde estão estabelecidas. “Tudo isto impacta na qualidade do emprego. Portanto é preciso que exista mais investimento do município, também, na qualificação da mão de obra. Ressalto que não é responsabilidade exclusiva de Guarulhos fazer isto, mas essa cidade precisa se preocupar com essa questão”, reiterou.

Silvan destaca que é preciso mais investimento na área habitacional, através de mais sintonia com o governo federal aumentando o volume de recursos para essa área, visto que o trabalhador precisa ter uma moradia digna para conviver com a sua família. “Como presidente do SindiQuímicos Guarulhos peço a você trabalhador que nos ajude apoiando o nosso futuro candidato a vereador Nelsão. Vamos para essa convenção em busca de legenda, pois ele ainda não é candidato. Temos a certeza o quanto isto poderá nos ajudar, tudo com o apoio do trabalhador e seus familiares”, finalizou.