Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR, representando os Químicos da Força e a Força Sindical, foi eleito para o Comitê Executivo da IndustriALL Global Union, no 2º Congresso da entidade internacional, realizado esta semana, no  Rio de Janeiro RJ. O evento recebeu dirigentes sindicais de todo o mundo, lembrando que a IndustriALL representa mais de 50 milhões de trabalhadores dos setores químicos, têxteis, mineradores, energia e metalúrgico, em 140 países.

Um mundo mais humano e igualitário.
A abertura oficial do evento contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, momento em que destacou a força da classe trabalhadora na soma de esforços para a manutenção de direitos e por mais conquistas trabalhistas e sociais em todos os países. Ele ressaltou o Congresso da IndustriALL como um importante rito na luta do movimento sindical para um mundo mais humano e igualitário.

Fortalecimento das Redes de Trabalhadores

Ao longo do Congresso, cerca de 1.300 delegados sindicais de todos os continentes debateram um plano de ação global focado no fomento das redes de trabalhadores, no combate ao trabalho precário, na defesa dos direitos trabalhistas e do emprego decente, com liberdade e autonomia para a atuação dos sindicatos.

Representatividade e Luta dos Químicos da Força

O presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo (FEQUIMFAR), Sergio Luiz Leite, Serginho, avalia: “Neste momento nacional complicado e grave, a realização desse Congresso no Brasil foi extremamente importante para estreitar a solidariedade internacional dos trabalhadores. O evento da IndustriALL reforça as lutas do sindicalismo brasileiro”.

Um dos resultados da parceria entre os Químicos e a IndustriALL são as redes globais de trabalhadores. Essas redes propiciam espaço de debate sobre as práticas empresariais e na busca de melhores condições de trabalho. “Pleiteamos um mesmo padrão para as filiais, no Brasil, nos moldes do que as matrizes adotam em seus países de origem”, disse.

Serginho afirma que o Congresso também serviu para divulgar o plano de luta das Centrais Sindicais, no sentido de fomentar a solidariedade internacional.

Presença atuante na luta internacional pelos direitos trabalhistas e sociais
Outro ponto importante foi fortalecer o movimento sindical brasileiro dentro da direção mundial da IndustriALL. Neste aspecto, vale destacar a eleição do secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Valter Sanches, para ocupar a Secretaria Geral da IndustriALL e os dirigentes Edson Dias Bicalho, secretário geral da Fequimfar e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, e Mônica Veloso, do Sindicato Metalúrgico de Osasco, para compor o Comitê Executivo da entidade.

Bicalho ressalta: “Ampliando nosso espaço, de forma plural, contribuímos para o fortalecimento dos meios de defesa dos direitos trabalhistas”.

O 2º Congresso terminou no 7 dia outubro, data que marca a luta mundial pelo trabalho decente, quando foram definidos planos de ações para os próximos quatro anos e com resolução pela luta contra todas as formas de trabalho precário.

Dados: IndustriALL /Agência Sindical.

Fonte:  FEQUIMFAR