Valor é 40% maior do que o visto em 2013; no ano passado, R$ 43,1 bilhões do fundo foram destinados à habitação, R$ 6,7 bilhões a projetos de saneamento e R$ 6,2 bilhões a obras de infraestrutura.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) fechou 2014 com lucro de R$ 12,9 bilhões, resultado 40% maior do que o verificado no ano anterior (R$ 9,2 bilhões). O aumento é decorrente de uma reversão de provisão que impactou o balanço, aprovado nesta terça-feira, 14, em reunião do conselho curador do FGTS. O órgão reúne representantes dos sindicatos e de associações patronais e indicados do governo. Em 2012, o FGTS fechou no azul em R$ 14,3 bilhões.

De acordo com os números divulgados pelo Ministério do Trabalho, foram contratados R$ 56 bilhões do FGTS no ano passado. Do total, R$ 43,1 bilhões foram destinados à habitação, R$ 6,7 bilhões a projetos de saneamento e R$ 6,2 bilhões para obras de infraestrutura.

Recursos do FGTS beneficiaram 480 mil famílias dentro do programa Minha Casa, Minha Vida

Dentro do programa Minha Casa Minha Vida, os recursos do FGTS beneficiaram 480 mil famílias, segundo o ministério. Foram gerados ou mantidos 3,4 milhões de postos de trabalho. Os subsídios alcançaram quase 8 bilhões em 2014.

O FGTS fechou o ano passado com R$ 77,5 bilhões em patrimônio líquido e R$ 410,4 bilhões em ativos. Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, que preside o conselho curador, o resultado foi “satisfatório”.

Fonte: O Estado de S.Paulo