O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) ganhará um reforço com o compromisso do movimento sindical em apoiar o trabalho decente da pessoa com deficiência.

A Carta Compromisso é fruto de um encontro realizado no Dieese apoiado por uma pesquisa internacional realizada pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. O encontro contou com 122 participantes.

O documento faz propostas para o olhar sindical nas Convenções e Acordos Coletivos, na Saúde e Segurança do Trabalho, na capacitação, na acessibilidade e no protagonismo da pessoa com deficiência.

O texto também sugere o incentivo e apoio às empresas para assumirem o seu compromisso de responsabilidade social frente à comunidade e ao entorno, para a inclusão e capacitação da pessoa com deficiência, com o objetivo de garantir sua empregabilidade.

A Carta será apresentada no lançamento da versão brasileira da pesquisa da OIT, Ação sindical sobre o trabalho decente das pessoas com deficiência: Um panorama mundial, que foi traduzida por iniciativa dos sindicatos e está acessível para as pessoas com deficiência visual.

Serviço – Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
Endereço: Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco – SP