O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em (1º) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai atuar de forma decisiva no processo de concessões e de retomada de privatizações no país, classificado pelo ministro como “algo que é de crucial importância para o Brasil”.

Meirelles participou da transmissão de cargo da nova presidente do banco, Maria Silvia Bastos, na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro. Na cerimônia, Meirelles disse ainda que o país vive “a mais intensa recessão na história”.

Meirelles disse que o dimensionamento correto e técnico do projeto, além da estruturação das diversas etapas, poderão ficar a cargo do banco. “De maneira que tenhamos de fato um processo de concessões, que em primeiro lugar, seja decisivo em trazer o investimento de volta ao país, aumentar o nível de emprego e de demanda da economia”, disse. Em um segundo momento, o ministro afirmou que o BNDES poderá contribuir para a queda do custo Brasil.

O ministro lembrou que o governo está elaborando uma proposta de emenda constitucional (PEC), para ser enviada ao Congresso, para limitar os gastos públicos nos próximos anos. De acordo com Meirelles, o momento é ideal de promover a mudança, porque existe uma trajetória insustentável dos gastos, agravada nos últimos anos, chegando “a mais intensa recessão na história do país”.

Na cerimônia, Meirelles disse que a relação do Ministério da Fazenda com o banco será de parceria. “Estamos alinhados. Claramente existe uma parceria de trabalho, para deixar absolutamente demonstrado, de forma cristalina, de que vamos trabalhar juntos. Tirar o país dessa recessão. Vamos colocar o país para crescer”, afirmou, após o discurso da nova presidente Maria Silvia Bastos.