No dia 14 de dezembro, o Sindiquímicos realizou assembleia para tratar de algumas demandas relatadas pelos trabalhadores.

A equipe do Sindicato fez os seguintes esclarecimentos a todos:

1) Data de pagamento de salário – o pagamento do salário ocorria no 5º dia útil, porém foi informado para a empresa que o pagamento deve ocorrer até o dia 5 de cada mês;

2) Em relação ao atestado médico, os funcionários informaram ao Sindicato que a empresa só aceitava o atestado com o número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde);

O Sindicato informou que esta exigência é improcedente. A empresa disse desconhecer a exigência do CID e se comprometeu a não exigir a partir desta data;

3) Referente a justificativa médica, a empresa deve seguir o que determina a cláusula 52º da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, faltas e horas abonadas. A empresa se comprometeu a seguir o que determina a CCT.

4) Cesta básica – o fornecimento da cesta básica era vinculado a não apresentação de atestado médico, a empresa também ficou de avaliar no sentido de não cometer injustiça;

5) Saídas antecipadas sem compensação –  Na saída dentro da jornada, a empresa tem a prerrogativa de autorizar ou não. Em caso de força maior, quando autorizada, fica a critério das partes;

6) Descanso Semanal Remunerado – DSR – a empresa informa que o desconto ocorrerá de forma proporcional;

7) PLR – Participação nos Lucros e Resultados referente ao período 2014 não foi efetuado. A empresa informa que está aguardando o pagamento de clientes e assim que esses forem efetuados, o referido pagamento será realizado. Caso não ocorra o pagamento ainda em 2015, a empresa informa que o valor será somado a PLR/2015, e essa solicitará o parcelamento dos dois períodos junto ao Sindicato;

8) Em relação ao pagamento do 13º salário, que também não foi efetuado, a empresa informa que está aguardando o pagamento de clientes para que esse seja realizado. A empresa informa que os recolhimentos do FGTS e INSS estão em dia.

O Sindicato se comprometeu a acompanhar o andamento dos trabalhos e os prazos informados pela empresa.

O Sindicato se coloca à disposição dos trabalhadores para eventuais esclarecimentos.
Dúvidas, reclamações e denúncias, procure a secretaria do Sindiquímicos
 Secretaria Geral: (11) 2463-9062
 secretaria@sindiquimicos.org.br