Profissionais vão integrar o órgão máximo da agência reguladora de recursos hídricos paulista; indicados foram sabatinados na semana passada pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (18), aprovou a nomeação de três membros do Conselho Diretor da Agência de Águas do Estado de São Paulo, a SP Águas. Criada ano passado, a agência reguladora é a responsável pela fiscalização, controle e regulação do uso dos recursos hídricos no estado, como abastecimento público, indústria, agricultura, comércio, geração de energia, entre outros.
Os novos diretores foram indicados pelo governador e sabatinados, na semana passada, pela Comissão de Infraestrutura da Alesp. São eles: Anderson Esteves (mandato até julho de 2027), Ana Paula Zubiaurre Brites (até julho de 2028) e Nelson de Campos Lima (até julho de 2029).
Os novos diretores
Anderson Esteves é engenheiro eletricista com mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial. Assumiu a superintendência do então DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), hoje SP Águas, em julho de 2024. Também atuou na Diretoria de Planejamento do Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo. Possui experiência em gestão de projetos e programas de investimento de infraestrutura. Esteves atua ainda como secretário executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, além de conselheiro do Consema (Conselho Ambiental de Meio Ambiente).
Ana Paula Brites é engenheira civil com doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Universidade de São Paulo. Possui experiência em gestão de recursos hídricos e saneamento. Atuou como superintendente de regulação técnica na Arsesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo); integrou a coordenação de planos de drenagem e de revitalização de bacia hidrográfica urbana pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, e foi consultora do Banco Mundial em projetos de reaproveitamento de efluentes industriais.
Nelson Lima é graduado em Engenharia da Computação, possui MBA em Gestão Executiva e cursa mestrado em Saneamento e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Campinas. Foi diretor de Engenharia e Obras do extinto DAEE entre os anos de 2023 e 2024. Possui 25 anos de experiência em sistemas de água e saneamento pela Sabesp.
Fonte: al.sp.gov.br