Mercados duvidam da capacidade de Pequim de administrar economia.
Feriado em Tóquio contribuiu para a volatilidade.

As ações asiáticas caíram ao menor nível em mais de quatro anos nesta segunda-feira (11), enquanto crescem as dúvidas do mercado sobre a capacidade de Pequim de administrar a segunda maior economia do mundo. O feriado na bolsa de Tóquio reduziu o volume de negócios na região, aumentando a volatilidade dos mercados – isso porque, se há menos negócios, operações menores são capazes de causar altas e baixas mais intensas.

Às 7h51 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 1,8%, a seu menor nível desde o fim de 2011. Os principais índices da China caíram mais de 5%.

A China foi novamente o epicentro da inquietação, com o banco central do país confundindo os analistas ao orientar a taxa referencial do iuan muito mais forte, um movimento que pode acalmar as preocupações sobre uma desvalorização competitiva mas que só acrescenta confusão ao mercado sobre a intenção de Pequim em relação à sua política cambial.

O movimento foi uma aparente reversão da tendência recente de enfraquecimento da taxa referencial, que incluiu a maior queda de um dia em cinco meses no dia 7 de janeiro.

“As autoridades estão relutantes em deixar as forças do mercado regularem, o que junto com sua indecisão e falta de transparência estão exacerbando a incerteza”, disse o economista do National Australia Bank Tapas Strickland.

Em Tóquio, o índice Nikkei não houve operações. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,76%, a 19.888 pontos. Em Xangai, o índice SSEC perdeu 5,29%, a 3.018 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhiasl istadas em Xangai e Shenzen, retrocedeu 5,03%, a 3.192 pontos. Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 1,19%, a 1.894 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex registrou baixa de 1,34%, a 7.788 pontos. Em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 1,54%, a 2.708 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 recuou 1,17%, a 4.932 pontos.