Desde o dia 7, cerca de 300 agentes de saúde estão fazendo uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, em diferentes pontos da cidade.
Trata-se da primeira ação deste ano do programa estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que repassará incentivo financeiro aos municípios que aderirem à campanha. Guarulhos renovou a parceria com o governo do Estado e a ação será repetida todos os sábados, até 30 de abril.
Cerca de 5.600 imóveis de diferentes regiões da cidade deverão ser visitados neste sábado. Os agentes trabalharão em duplas, sendo que cada uma delas terá como meta vistoriar 40 imóveis. Desta forma, é importante que a população receba o profissional e faça a sua parte para combater o mosquito, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada.
“Ainda que as pessoas já cuidem dos detalhes domésticos, as chuvas deste período podem ocasionar novos criadouros”, lembra o secretário de Saúde Roberto Lago. Ele destaca que a eliminação de pontos de concentração de água deve ser prioridade na rotina das pessoas, seja no ambiente familiar ou até mesmo no trabalho.
Nesta primeira ação, os agentes da Secretaria de Saúde visitarão residências nos bairros Vila Galvão (da região lago dos Patos até a divisa com a rodovia Fernão Dias), Ponte Grande, Jardim Munhoz, Cidade Seródio, Parque Santos Dumont e Parque Jurema. A concentração das equipes será às 8 horas.