Promover práticas e experiências que resultem na revitalização das praças de Guarulhos é um dos objetivos do Programa #Agora é Praça, que recebeu o Prêmio Fundambiental, no valor de R$ 8 mil, durante cerimônia do 12ª Selo Ambiental realizada no Teatro Adamastor, na noite desta segunda-feira (8).

A iniciativa é da Câmara Municipal e da Prefeitura de Guarulhos, com o objetivo de estimular as boas práticas socioambientais e é concedido a projetos de pessoas físicas ou jurídicas.

Criado pela associação sem fins lucrativos Guarulhos Convention Bureau, o #Agora é Praça levou no ano passado 1,5 mil pessoas à praça IV Centenário e mobilizou a sociedade e o poder público da cidade para conscientizar a população de que ela é parte do processo da conservação e valorização do logradouro público.

O prefeito Sebastião Almeida destacou a importância dessas iniciativas para Guarulhos. “Nós somos uma cidade privilegiada pela quantidade de recursos naturais, mas precisamos incentivar o uso racional deles e estimular a reflexão sobre os nossos hábitos de consumo. Os meios de comunicação evoluíram, mas continuamos com velhas práticas, como a de jogar papel no chão”, concluiu.

O prêmio Fundambiental trouxe novidade à 12ª edição do Selo Ambiental, como lembrou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Zanetta, durante solenidade. “O Selo vem sendo aprimorado desde sua criação. Neste ano, começa a ter um papel social estimulando a sociedade a colocar em prática iniciativas que se destacam pela contribuição ao uso sustentável dos recursos ambientais de Guarulhos”, destacou.

Dos 70 projetos inscritos para a 12ª edição do Selo Ambiental nas categorias Iniciativa Institucional e Cidadã; Educação Ambiental; Responsabilidade Sócio-ambiental e Produção Científica, 53 foram laureados com o prêmio e uma micro-orquídea da espécie “Stelis”.

Um ponto alto do evento foi à entrega do prêmio ao morador da Vila Barros, Djerson Alves da Silva, de 76 anos, que recebeu calorosos aplausos da platéia pelo projeto que transforma papel reciclado e cabos de espetos de churrasco em artesanatos, como, por exemplo, mandala. O poema lido na abertura da solenidade também foi de sua autoria. Para Djerson, não há limites de idade para ações que tornam Guarulhos uma cidade melhor para viver. “Já estou pensando em outras atividades para o próximo ano”, concluiu.

Destaque

Com a crise hídrica pela qual passa o Estado de São Paulo, alguns projetos trataram do tema, como foi o caso do ‘economiza água potável, aproveita a água de chuva e diminua sua conta e os impactos ambientais”, de Solange Costa, moradora da Vila Rosália.

Após sua concepção no ano passado, Solange implantou em seu condomínio containeres e uma tubulação para captar água de chuva. Hoje, toda a limpeza do condomínio, dos salões de festa e da churrasqueira é feita com água captada. O resultado dessa prática foi uma economia de mais de 80% nas contas, que acabou beneficiando 208 famílias. “Agora, o modelo do sistema que criei será utilizado em outras moradias no meu bairro. O prêmio me incentivou a cuidar melhor do meio ambiente”, finalizou.

 Fonte: Guarulhos.sp.gov.br