Sindiquímicos participou da ação na Praia Grande

Com o objetivo de prevenir e diminuir o número de casos de contaminação pela AIDS entre os trabalhadores, a FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) deu início à 21ª edição do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida no  dia 23 de janeiro.

Até o Carnaval, durante todos os finais de semana, dirigentes da Federação dos Químicos e Sindicatos filiados realizarão a entrega de materiais informativos e preservativos na orla da praia, em diversos pontos do litoral paulista.

Confira:

23/01 e 30/01 – Praia Grande (em frente à Colônia de Férias dos Químicos / Av. dos Sindicatos, 326)
30/01  – Caraguatatuba (em frente à Colônia de Férias dos Químicos de Guarulhos)
30/01 – Ilha Comprida (em frente à Colônia de Férias dos Químicos de Sorocaba)

O idealizador do projeto, João Donizeti Scaboli, que é coordenador do departamento de saúde da FEQUIMFAR, declara: “Este ano, voltamos ao formato original do Projeto Verão sem AIDS, com atividades e ações em contato direto com o público, distribuição de informativos e preservativos”.

O Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida, idealizado pela FEQUIMFAR, é coordenado pela Força Sindical São Paulo e tem o apoio da Força Sindical, Sindicatos filiados à FEQUIMFAR, CNTQ, Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Sindicato dos Químicos de Sorocaba, Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Federação da Alimentação, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Metalúrgicos de SP, Sindicato Nacional dos Aposentados, Sindicato das Costureiras, entidades privadas e Conselho Nacional de Saúde . É uma das principais ações do movimento sindical para informar e conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

“O Projeto Verão é reconhecido e citado no livro “HIV/AIDS no Mundo do Trabalho: As Ações e a Legislação Brasileira”, uma publicação da OIT, revelando o êxito da campanha. Estamos fazendo a nossa parte, promovendo ações que informam, educam e conscientizam, valorizando a vida, o nosso bem mais precioso”, destaca Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1° secretário da Força Sindical.

“O sucesso do Projeto Verão levou a expansão das ações de prevenção para outras regiões do estado de SP e a partir de 2009 passou a ser incorporado às ações da Força Sindical São Paulo. Uma contribuição dos Químicos da Força para outras categorias”, afirma Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru.

Histórico

O Projeto Verão sem AIDS, que completou 19 anos, teve início em meio às discussões sobre a AIDS nos locais de trabalho. A FEQUIMFAR, por meio de seu Departamento de Saúde do Trabalhador, sentiu a necessidade de planejar ações que tivessem como principal objetivo prevenir e diminuir o número de casos de contaminação entre os trabalhadores. Assim, em 1996, aconteceu a 1ª edição do Projeto Verão sem AIDS, realizada com sucesso, na Colônia de Férias da FEQUIMFAR, na Praia Grande – SP.

Desde então, o Projeto tem sido realizado de várias formas, desde a promoção de palestras e oficinas até grandes shows nas areias da praia. A distribuição de preservativos para a população, turistas e empresas do polo petroquímico da Baixada Santista e comunidades locais são tradição e acontecem durante todo o verão, até o Carnaval.