Afonso Florence, Paulo Pimenta e Reginaldo Lopes disputam o posto.
Expectativa do partido é que líder seja definido sem que haja votação.

Os deputados federais do PT se reunirão no início da próxima semana a fim de definir quem será o substituto de Sibá Machado (AC) como líder do partido na Câmara em 2016. Os três deputados petistas que se declararam candidatos ao posto são Afonso Florence (BA), Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG).

O líder de partido é responsável por orientar a posição da bancada nas votações e negociar em nome de todos com a oposição e o governo, além de participar das reuniões para definição da pauta do plenário.

Sibá Machado, atual líder da bancada, informou que o sucessor será escolhido pela corrente Mensagem ao Partido e disse que a expectativa é que o nome seja resultado de acordo, para que não seja necessária uma votação.

Um dos cotados, Afonso Florence declarou que trabalha “pelo consenso”, mas disse que não descarta a possibilidade de uma eleição interna ser realizada.

“Isso dependerá das circunstâncias, mas eu trabalho para não precisar de votação, estou propondo o consenso”, disse.

Florence foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff, antes de ser substituído por Pepe Vargas. Depois de circularem informações de que a presidente teria feito a troca devido a um desempenho ruim de Florence, Dilma afirmou, ainda em 2012, que eleprestou “grandes serviços”.

Paulo Pimenta, que atua como líder do governo na Comissão Mista de Orçamento (CMO), afirmou que a intenção é sair da reunião da próxima semana com um nome definido.

“Vamos construir uma unidade – o que evitará uma disputa – em torno de um perfil adequado”, afirmou.

“Será um ano difícil, que vai exigir uma capacidade forte de enfrentamento, devido ao processo de impeachment e da análise das contas da presidente Dilma”, disse, após ser questionado sobre qual seria o perfil que ele classifica como adequado.

Em 2015, Pimenta foi o autor do destaque que incluiu a previsão da nova CPMF no Orçamento de 2016. Em dezembro, após análise de deputados e senadores em reunião conjunta, a previsão do tributo foi aprovada no texto orçamentário. A recriação da CPMF, no entanto, depende da aprovação, pelo Congresso, de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

Para o terceiro candidato, deputado Reginaldo Lopes (MG), “é evidente que não faltará serviço neste ano” tanto para o líder da bancada quanto para os demais colegas.

“É importante que a gente crie uma metodologia de consenso. Mesmo que [o acordo preveja que] a indicação para líder neste ano seja da Mensagem [ao partido], é importante que as outras forças políticas participem”, afirmou.

O deputado mineiro, que já foi presidente do PT em Minas Gerais por dois mandatos, é membro titular da Comissão de Educação da Câmara, além de três comissões especiais.

Acordo
Em 2015, o nome de Sibá Machado foi definido por meio de acordo da bancada, ainda em janeiro. Ele foi escolhido pela corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) e, já naquela ocasião, ficou definido que, em 2016, a indicação caberia ao grupo “Mensagem ao Partido”, que também reúne dissidentes da CNB.