Evento celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Estado de São Paulo será palco da Virada Inclusiva, idealizado e realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O evento cultural tem por objetivo dar visibilidade à garantia do pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, tendo como força a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.

Na programação dos dias 3, 5 e 6 de dezembro estão ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, estações de metrô, trem, ou seja, todos os espaços possíveis.

Com uma vasta programação em diversos locais e municípios, o evento homenageia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

A abertura oficial da Virada Inclusiva será no dia 3 de dezembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, às 13h, com a inauguração da exposição “História das Paralimpíadas”. Na mesma data, às 19h, acontecerá no Teatro Sergio Cardoso o show de Fabiana Cozza e banda, com a participação de Billy Saga, Renato José e Edgard Jacques.

SERVIÇO
Virada Inclusiva 2015
Datas da programação: 3, 5 e 6 de dezembro
Data abertura: 3 de dezembro
Horário Abertura: 13h e 19h
Locais: Condomínio Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo (13h) e Teatro Sérgio Cardoso: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo (19h)
Acesse a programação completa no http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Considerando a magnitude e a amplitude do tema, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com de Deficiência – Conade deliberou realizar uma campanha de sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, entre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com