A história do batalhador e aguerrido SindiQuímicos Guarulhos começa em 5 de outubro de 1962, na Rua Luzia Balzani, Vila Moreira, região central de Guarulhos, quando Antonio Rodrigues de Freitas levou os primeiros militantes para uma reunião em sua casa. Ele não calcularia que no transcorrer destes 62 anos o Sindicato iria crescer tanto e se tornar uma entidade muito respeitada no sindicalismo brasileiro. Os primeiros membros fundadores foram Ângelo Dantas Dias, Otávio de Oliveira Barbosa, Humberto Alves de Carvalho, Laudivino e José Dijoli.
As primeiras deliberações eram feitas em intervalos de trabalho, almoços, jantares, encontros em botecos e bares da região.
Na casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, o espaço era dividido com os primeiros membros da categoria. Na primeira assembleia, o jardim da residência foi destruído por causa do número de pessoas que estiveram ali presentes.
Associação dos Químicos – Na época em que o SindiQuímicos Guarulhos ainda era associação dos químicos, em 1961, Ângelo Dantas Dias foi o primeiro Presidente. Nesta associação, que funcionava em casa, existia uma cooperativa de alimentos, dentista e cabeleireiro. Em 1965, outras categorias passaram a procurar a entidade e o imóvel da Rua Luzia Balzani se tornou pequeno para as assembleias que eram realizadas no quintal da frente da residência e parte da rua. Em 1966 foi comprado o terreno, onde hoje funciona a atual sede do SindiQuímicos Guarulhos, inaugurada em 1982.
Firme em seus Ideais:O ideal do SindiQuímicos Guarulhos se manteve mesmo durante os governos militares que colocou na prisão líderes sindicais e outros que acabaram na lista de desaparecidos políticos.
Em 1964, toda a diretoria foi cassada e o regime militar interveio no Sindicato. Mas a luta prosseguiu, mesmo quando o interventor Joel Scatolin, funcionário da Norton,
presidia o Sindicato. Para evitar problemas e perseguições, o presidente Raimundo Pereira dos Santos, queimou diversos documentos do arquivo, inclusive fotos. Ele proibiu qualquer tipo de reunião no local.
Mas a militância ignorou essa proposta e lutou para sua saída do SindiQuímicos
Guarulhos. Antonio Cardoso dos Santos, ex-presidente em duas gestões (1967/70
e 1973/76) destaca que neste período os Qúmicos enfrentaram forte repressão do
regime militar de 1964. referendado – Ao longo deste período, o Sindiquímicos Guarulhos vem sendo
referendado pelas novas conquistas e por garantir a manutenção de direitos da classe trabalhadora. Com mais de 30 mil trabalhadores na base de atuação nas indústrias
químicas, farmacêuticas, abrasivos, material plástico, tintas e vernizes, fibras, reciclagem plástica, setor de transformação, o Sindiquímicos atua nas regiões de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco
Morato, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Igaratá.
Nas Convenções Coletivas, as conquistas através de cláusulas vão sendo melhoradas a cada ano, como ampliação e cumprimento de cláusulas sociais e acordo de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR).
Atuante – A participação do SindiQuímicos Guarulhos é marcante na luta pela redução das diferenças sociais e econômicas no Brasil. O Sindicato destacou a sua
postura na pauta trabalhista como: Fim do Fator Previdenciário, discussões das MPs 664, 665 e 676; Alteração do FAP – Fator Acide de Prevenção, com a recente aprovação do cálculo por estabelecimento empresarial, e não mais pelo CNPJ da matriz; Jornada de 40 horas semanais sem perda salarial; Reajuste digno aos aposentados; Mais investimentos em saúde pública, educação pública e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização; Reforma agrária; Fim dos leilões do petróleo; 10% do (PIB) Produto Interno Bruto para a Educação pública; 10% do PIB para a Saúde, entre outros.
Representatividade – Com apoio de toda família Química, teremos uma grande chance de conduzir a Câmara Municipal um membro da nossa diretoria, eleito para o cargo de vereador do município de Guarulhos. Essa oportunidade histórica dará a condição de tão esperada de poder fazer mais e melhor pela população do nosso município, em especial aos trabalhadores e trabalhadoras e seus familiares. Seu Deus assim permitir, levaremos nossa vasta experiência para o legislativo da cidade.