Descontada a inflação, faturamento recuou 7%.
Número de exemplares vendidos no Natal teve queda de 7,5%.
As vendas de livros não tiveram um bom ano em 2015, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) pela Nielsen. As vendas do setor tiveram alta de 2,52% em número de exemplares no ano passado, na comparação com 2014. O faturamento, no entanto, teve uma queda real de 7%, descontada a inflação.
No Natal, houve queda também nas vendas em número de exemplares, de 7,5%. Já o faturamento recuou 4,5%, apesar da alta média de 3,2% nos preços. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.
“Obviamente o mercado editorial não é imune à crise, no entanto foram vendidos 1 milhão de livros a mais em 2015. (…) Os números indicam que os varejistas enfrentaram a crise cedendo menos descontos. As editoras sentiram mais a crise, já que o preço médio se manteve praticamente paralisado”, afirma, em nota, Ismael Borges, da Nielsen.