Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, quem passar pelo Shopping Pátio Guarulhos, das 8h30 às 16h, poderá ser vacinado contra a febre amarela.

A ação em parceria com Secretaria de Saúde de Guarulhos acontecerá no Piso Sonda próximo ao Bradesco.

A vacinação e o estacionamento são gratuitos.

O Shopping Pátio Guarulhos fica na Avenida Rosa Molina Pannochia, 331, Vila Rio, esquina com a avenida Benjamin Harris Hannicut. Telefone:  11 2458-8100

 

UBS abertas no final de semana

 

No sábado, 16 de dezembro,  17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão abrir, das 8 às 16 horas, para imunizar a população: Continental, Santa Lídia, Vila Rio de Janeiro, Morros, Acácio, Fortaleza, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Álamo, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Bananal e Aracília.

 

A Secretaria de Saúde informa que, além das pessoas que moram ou frequentam as regiões de mata, também devem se vacinar com 10 dias de antecedência, aquelas que pretendem passar as festas de fim de ano nesses locais, uma vez que a vacina somente produz efeito a partir deste período.

 

Outra recomendação, nos casos de aparecimento de macaco morto, é para ligar imediatamente para a Defesa Civil no telefone 199, para a adoção das medidas zoosanitárias pertinentes.

 

A pessoa nunca deve recolher, enterrar ou mexer no animal. É importante destacar que o macaco não transmite a febre amarela, mas é apenas uma vítima do vírus. Por isso, ele não representa uma ameaça à população. Pelo contrário, a preservação de sua vida é fundamental para o monitoramento da doença, além do que matar um animal silvestre é crime.

Quem pode tomar a vacina?

Segundo o portal da Saúde do Governo Federal, a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.