Somente um ano depois do Governo do Estado inaugurar o novo corredor metropolitano Guarulhos-São Paulo, a Prefeitura de Guarulhos coloca em funcionamento um projeto para adequar os acessos da avenida Emílio Ribas, na região do cruzamento com a  a avenida Presidente Castelo Branc.  
As mudanças começam a funcionar a partir das 6h do sábado, dia 6, com a proibição das conversões à esquerda no cruzamento com a avenida Presidente Castelo Branco, no Anel Viário, além da mudança de direção de cinco vias e ligação de três semáforos instalados no local.
Essa é a primeira de três etapas do projeto, que visa proporcionar maior segurança com aumento da fluidez viária. Para tanto, o semáforo existente no local passará de três para duas fases, possibilitando maior fluidez dos veículos que estiverem na avenida Emílio Ribas.
Foram feitas as reconfigurações geométricas das avenidas Torres Tibagy com a Emílio Ribas, com o corte de canteiros e implantação de acessibilidade, todos recapeados pelas equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito.
No sábado, acompanharão as mudanças as equipes de operações, semafórica, fiscalização viária e obras da STT para orientar o tráfego e verificar a adaptação dos motoristas.
Há faixas informando sobre as alterações e a partir sexta-feira (5) os orientadores da Escola Pública de Trânsito distribuirão folhetos explicativos aos motoristas.
Durante a semana, o secretário Atílio André Pereira realizou reuniões com os motoristas da Saúde e do SAAE para explicar todas as alterações, buscando garantir o entendimento desses profissionais antecipadamente.
Medidas complementares já estão sendo estudadas e devem entrar em vigor tão logo haja a melhor adaptação dos motoristas. A expectativa é que a segunda fase, com tais medidas, entre em vigor entre 15 e 20 dias após as mudanças deste sábado.
Mudanças de mão de direção
A partir do sábado pela manhã, haverá mudança de direção viária nos seguintes locais do bairro Gopoúva:
– Praça Mário das Neves passará a ter mão única de direção entre as ruas Gopoúva e Terceiro Sargento Alcides de Oliveira, nesse sentido;
– Rua Terceiro Sargento Alcides de Oliveira terá mão única de direção no trecho entre a Mário das Neves e rua Antonio Lisboa Garcia, nesse sentido;
– Rua Antonio Lisboa Garcia terá mão única de direção no trecho compreendido entre a rua Gopoúva e a avenida Emílio Ribas, nesse sentido;
– Rua Hélio Manzoni terá mão única de direção no trecho entre a avenida Torres Tibagy e rua Bráulio Guedes, nesse sentido; e
– Rua Bráulio Guedes passará a ter mão única de direção entre a rua Hélio Manzoni e avenida Torres Tibagy, nesse sentido.
Retornos
Com as alterações viárias, ficarão proibidas as conversões à esquerda entre a Emílio Ribas e o Anel Viário. Assim, os retornos terão que ser feitos sempre pelos semáforos.
Do Anel Viário, sentido Vila Galvão, para entrar na avenida Emílio Ribas, o motorista terá que dar a volta pela praça e cruzar a avenida Presidente Castelo Branco.
Para o retorno próximo à rua Terceiro Sargento Alcides de Oliveira, o motorista terá que cruzar o Anel Viário para a Vila Galvão ou para a rua Hélio Manzoni.
Para quem está no Anel Viário e quer entrar na Emílio Ribas, sentido bairro, o acesso será pela Hélio Manzoni, Bráulio Guedes e depois pela Antonio Lisboa Garcia.