Os economistas que mais acertam as expectativas na pesquisa Focus passaram a ver a taxa básica de juros ainda mais baixa em 2019 depois que o Banco Central afastou a possibilidade de uma eventual alta dos juros à frente e indicou que vê um quadro mais benigno para a inflação.

O levantamento com uma centena de economistas mostrou que o Top-5 passou a ver a Selic a 7 por cento no final do próximo ano, de 7,25 por cento anteriormente, depois do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano. Para 2020, permanece a conta de que a taxa ficará a 8 por cento.

Na semana passada, o BC manteve a Selic no seu piso histórico de 6,5 por cento, reafirmando que a conjuntura econômica ainda prescreve política monetária estimulativa. Mas excluiu menção de que “esse estímulo começará a ser removido gradualmente caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora”.

Os economistas como um todo, entretanto, deixaram inalterado o cenário para a política monetária de acordo com a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, vendo a Selic a 7,5 por cento em 2019 e a 8 por cento em 2020.