Após confirmarem que não receberam os salários neste mês, motoristas e cobradores das empresas de transporte público de Guarulhos decidiram cruzar os braços a partir da manhã desta sexta-feira, conforme o GuarulhosWeb já havia antecipado. O movimento é liderado pelo Sincoverg (Sindicato dos Condutores).

Segundo o GuarulhosWeb apurou neste início de manhã, estão parados os funcionários da Campo dos Ouros, Vila Galvão, Guarulhos e Viaçao Atual. As linhas da  Guarulhos Tansportes que servem a EMTU operam normalmente. .

Os terminais amanheceram vazios. Passageiros precisam buscar outras opções de transportes. A Prefeitura deve deslocar microônibus das linhas que servem aos bairros para seguirem até o Centro e cobrirem parte da demanda.

Em 2 de abril, a Guarupass, associação que congrega as empresas de ônibus, soltou um comunicados aos trabalhadores informando que os pagamentos dos salários neste mês não seria feito no quinto dia útil (7 de abril), mas no dia 12. O adiantamento previsto para o dia 20 ficará para dia 26. O motivo seria as dificuldades financeiras que as empresas estão encontrando, devido aos constantes atrasos nos repasses dos subsídios por parte da Prefietura.

Nesta quinta-feira, tanto a Guarupass como a Prefeitura informaram que estavam fazendo os esforços possíveis para evitar a paralisação. Já o Sincoverg informou que só não parariam se os salários fossem creditados nas contas dos trabalhadores, o que não ocorreu. Apenas a empresa Guarulhos Transportes reviu a situação e quitou os pagamentos dos salários.

Nas assembleias realizadas nas frentes das empresas nesta madrugada, eles decidiram que só retornarão ao trabalho quando os salários forem pagos.

Fonte: Redação Guarulhosweb