O evento será realizado em 19 de maio,  das 8h30 às 12h, no Auditório Térreo da Secretaria da Educação, na  Rua Claudino Barbosa, 313, Macedo,  Guarulhos.

Em respeito ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho que é lembrado no dia 28 de abril,  o departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do  Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos irá promover evento de conscientização sobre a data no dia  19 de maio,  das 8h30 às 12h, no Auditório Térreo da Secretaria da Educação, na  Rua Claudino Barbosa, 313, Macedo,  Guarulhos.

Voltado aos trabalhadores, profissionais da CIPA, SESMT e segurança do trabalho, empresários, o evento é uma  parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região,   Sindicato dos  Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo – SINTESP,  Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos – STAP, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Guarulhos, Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – Renast, Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT e   Prefeitura de Guarulhos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio no e-mail: saude@sindiquimicos.org.br, com Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão ou Paulla Roberta – Tel.: (11) 2463-9069.

8h30 às 9h – Recepção

9h –  Tema:  A Reforma da Previdência Social e a saúde do Trabalhador e outras perdas

Palestrante:  Dr. Antônio José de Arruda Rebouças da OAB/SP –  Advogado e Assessor Sindical, especializado em Direito da Seguridade Social.

10h –  Tema:  O Perfil Epidemiológico dos Acidentes de Trabalho Fatais no Estado de São Paulo

Palestrante:  Dr. Cesar Augusto Patta – Médico do Trabalho da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho – Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhado (DVST-CEREST) do Centro de Vigilância Sanitária.  Trabalha no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Vidros do Estado de São Paulo.  Membro da Coordenação do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Santa Casa de São Paulo.

11h –  Debate

12h –  Encerramento/Entrega dos certificados/Café

Sobre a data

Em   28  de  abril  de 1969,  a   explosão  de   uma  mina   nos  Estados  Unidos  matou  78  trabalhadores.   A   tragédia  marcou  a  data  como  o Dia   Mundial  em  Memória às  Vítimas  de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a  Organização  Internacional do Trabalho  instituiu em 2003 o  dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
De  acordo  a  OIT – Organização  Internacional   do  Trabalho, no  mundo são   270  milhões  de  vítimas de  acidentes  de  trabalho.     160  milhões  sofrem  com  doenças profissionais.    Por dia, morrem 5 mil pessoas em acidentes de  trabalho, são três vidas a cada minuto.    No    Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “… um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas...”.    A Saúde do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito na própria  Carta Magna,  disposta em seu artigo  200  como competência do Sistema Único de Saúde.   Nesse sentido,  as  questões  que  associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.

Foto – Arquivo Troad Comunicação