Nos dias 2 e 5 de maio, Antônio Cortez Morais, secretário-geral do Sindiquímicos, representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical/SP e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, foi um dos palestrantes da Semana do Trabalhador, evento promovido pela Secretaria do Trabalho em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECEL.

No evento realizado no CEU Cumbica, Cortez falou sofre a Reforma da Previdência e seu impacto negativo na desconstituição de direitos.  “Estamos cometendo um equívoco  ao dizer que é reforma. Isso é uma demolição, uma desconstituição.  Reforma é quando se melhora. E estamos sendo recepcionados por subtração agressiva e violenta de direitos históricos e sociais. O que eles chamam de reforma é demolição”, ressalta Cortez.

Cortez destaca: “Enquanto não haver austeridade e uso coerente  dos recursos da Previdência para atender os segurados e da própria Previdência, não haverá solução que tenha sustentação para a equalização das despesas e receitas, afinal todos sabem que o governo continua se utilizando dos recursos da Previdência para outras finalidades, a exemplo da DRU, cujo os recursos são no montante dos 30% e os 4% do superávit primário. Não adianta mudar e aumentar as fontes de arrecadação, é preciso administrar os recursos que já se dispõe e que são usados em outra finalidade”.

De 2 a 7 de maio,  instituições de ensino, sindicatos e entidades parceiras da atividade  realizaram oficinas sobre elaboração de currículo, marketing pessoal, orientação de carreira profissional, preparação para entrevistas de emprego, liderança de equipe e promoveram palestras sobre a Reforma Trabalhista,  Prevenção ao Consumo de Drogas, entre outras.

Durante a semana, em parceria com empresas, entidades sociais e instituições de ensino, a Secretaria do Trabalho realizou encaminhamentos à vagas de emprego, emissão de carteira profissional e PIS, cadastro para Jovem Aprendiz, apoio ao empreendedor e sorteio de bolsas de estudos.