O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos informa desde esta segunda-feira, dia 5 de outubro, o sistema de abastecimento em bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Cabuçu (confira relação abaixo) passa a ser de um dia com água para dois dias sem água, devido à queda do nível do manancial Cabuçu, que abastece a região.

A diminuição do nível da represa é provocada pelo aumento excessivo do consumo de água num período de estiagem prolongada. Após monitoramentos, que são feitos periodicamente, o Saae constatou a baixa e, para preservar o abastecimento à população e evitar o colapso daquele manancial, decidiu adotar o novo rodízio.
O sistema de abastecimento é variável, como resultado do consumo diário, e o Saae distribui a água disponível. Por isso, é fundamental que a população continue colaborando economizando água, como tem feito desde março do ano passado, quando foi instituído o rodízio de um dia com água para um dia sem água em toda cidade.
O Saae continuará trabalhando arduamente para distribuir de forma equilibrada o recurso disponível. Obras como extensões de redes têm sido executadas, para minimizar os efeitos da crise hídrica.
O sistema distribuidor, composto por reservatórios, redes principais e secundárias, estações de bombeamento e demais dispositivos, está plenamente estruturado, tendo sido significativamente ampliado nos últimos anos. O rodízio, portanto, deve-se exclusivamente à pouca disponibilidade de água.
Para enfrentar esses tempos de racionamento com menos desconforto, é fundamental que os imóveis tenham caixa-d’água adequada para o consumo familiar; isso ajuda a evitar que falte água quando o abastecimento tiver de ser interrompido. Além disso, os pontos de abastecimento – como descargas, chuveiros e torneiras – devem estar ligados diretamente à caixa-d’água, e não à rede pública.

Bairros

Cabuçu 
Jardim Betel
Jardim Carioca
Jardim Cascão
Jardim City
Jardim Doraly
Jardim Ema
Jardim Gracinda
Jardim Las Vegas
Jardim Moreira
Jardim Palmira
Jardim Paulista
Jardim Vale dos Machados
Parque Continental I
Parque Continental II
Parque Continental III
Vila Cambara
Vila Operária

Serviço

O Saae disponibiliza no celular consulta sobre rodízio de água, entre outras funcionalidades, para quem tem aparelho com sistemas operacionais iOS https://goo.gl/M9n37S e Android https://goo.gl/Dw4n8f  É só baixar o aplicativo.
Informação sobre rodízio de água também pode ser obtida pela Central de Atendimento Telefônico 0800-101042, que funciona 24 horas; por meio do e-mail saae@saaeguarulhos.sp.gov.br; ou pelo site www.saaeguarulhos.sp.gov.br. Para informações, acompanhamento de Ordens de Serviço (OSs), reclamações e solicitações (abertura de OSs), o Saae coloca ainda à disposição dos usuários as unidades do Fácil–Central de Atendimento ao Cidadão (existem oito fixas e uma móvel). Endereços das unidades Fácil–Central de Atendimento ao Cidadão:

Fácil Bom Clima – Avenida Bom Clima, 49 – das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira; e das 8 às 13 horas aos sábados;
Fácil Vila Galvão – Rua Caixa D’Água, 14 – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil Presidente Dutra – Avenida Papa João Paulo I, 3.887 – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil São João – Avenida Coqueiral, 155 – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil Cumbica – Avenida Santos Dumont, 387 – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil Taboão – Avenida Silvestre Pires de Freitas, 327 – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil Jurema – Avenida Jurema, 453 – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil Marcos Freire – Estrada do Capão Bonito, 53 (fica dentro do CIC – Centro de Integração e Cidadania) – das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
Fácil Móvel – das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira – Programação disponível em www.guarulhos.sp.gov.br.