Somente este ano, entre os meses de janeiro e agosto, as lombadas eletrônicas registraram 6.982 autuações de trânsito em Guarulhos.

Ao todo, são 30 equipamentos em operação na cidade, que se comunica com o usuário, já que mostra imediatamente ao motorista se ele está dentro dos limites de velocidade.
No último mês, a primeira lombada eletrônica do Brasil, que foi instalada em Curitiba e continua operando até hoje, completou 23 anos. Em Guarulhos, o primeiro equipamento do tipo começou a operar no dia 6 de fevereiro de 2010, na avenida Brigadeiro Faria Lima, altura do número 2.091.
A criação da lombada eletrônica aconteceu depois que seus inventores quase se envolveram em um acidente por causa de uma lombada física e procuraram uma forma de reduzir de velocidade sem gerar riscos para o condutor, além de diminuir o consumo de combustível e o desgaste do veículo.
O equipamento é utilizado para garantir que os veículos trafeguem dentro do limite de velocidade regulamentado para o trecho da via onde está instalado. Ele atualmente opera com sensor intrusivo (laços magnéticos na pista) ou não (laser ou doppler). O display conta com iluminação de led e a câmera capta imagens de alta resolução e coloridas.
As lombadas eletrônicas, além do limite de velocidade, podem capturar infrações como ultrapassagem em local proibido, transitar com veículo em situação irregular ou em horário e local não permitido, além da contramão da via. Um estudo realizado pela empresa Perkons, m ano após a instalação de lombadas eletrônicas, o número de infrações registradas pelos equipamentos diminui em média 70%. Dados captados pelos equipamentos mostram que 99,9% dos motoristas respeitam os limites de velocidade estabelecidos nos locais em que estão instalados.

Fonte: Guarulhos Hoje