No início da noite de hoje (10), os Propagandistas do Brasil, reunidos no Enprovend (Encontro Nacional dos Propagandistas Vendedores), na colônia de férias do Sindicato dos Borracheiros de SP, em Praia Grande, deliberaram em assembleia pelo fortalecimento da unidade da categoria no processo, fim dos desmembramentos que vem ocorrendo de forma irresponsável, comprometendo o fortalecimento da organização do setor.

“A CNTQ não medirá esforços para que esses objetivos sejam alcançados, além da busca de um processo de negociação em nível nacional”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico e Sindiquímicos Guarulhos, Antonio Silvan Oliveira.

Segundo o presidente da Feprovenone, Fernando Oliveira, a deliberação foi unânime para barrar fundações de sindicatos sem representatividade e cooperativas isoladas sem estarem ligadas a sindicatos.

A decisão foi apoiada pelos presidentes da Feprop (Federação dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Est. do Rio de Janeiro), Alexsandro Diniz; o presidente da Feprovenone (Federação dos Sindicatos de Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Norte/Nordeste), Fernando Oliveira, e o presidente da FIP (Federação Interestadual dos Propagandistas), Luis Marcelo Ferreira. Todas entidades de grande representatividade na categoria. Foi anunciada neste evento, também, que o Rio Grande do Sul em breve terá uma federação neste segmento.

Para Propagandistas, cada vez mais unidos, o importante é fortalecer processo de negociação

O presidente da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Est. de SP) e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, destacou hoje (10) a importância da negociação, principalmente no atual cenário econômico, no Enprovend (Encontro Nacional dos Propagandistas Vendedores), na colônia de férias do Sindicato dos Borracheiros de SP, em Praia Grande. “Negociação não pode ser considerada pegando um determinado parâmetro numa certa época, por que desde a década de 1970 houve muito avanço nas convenções coletivas. Pegamos o processo de hiperinflação, mas agregamos direitos à CLT”, disse. Segundo Serginho, a partir desse processo de negociação, a categoria dos químicos e farmacêuticos registrou avanço nas convenções.

“No caso dos propagandistas, antes não era possível saber a situação da categoria de forma profunda, pois ocorria negociação diferenciada. Mas agora ocorreu um grande salto ao abrir negociação conjunta no Estado de SP”, afirmou. Porém, ele alertou os mais de 120 participantes dos propagandistas no evento, a respeito da Lei 13.467/2017 que começa a valer a partir de novembro.

“Temos de ver questões como o caso de trabalhadores que ganham acima de R$ 11 mil que, por causa desta Lei, farão negociação direta entre trabalhador e patrão. Nesta questão, não será obrigado aplicar a convenção coletiva. Como agiremos neste caso? É importante criar estratégia de negociação”, explicou.

Serginho alertou que a categoria precisa tomar cuidado para o autônomo exclusivo não virar regra, saindo do diferenciado, sem vínculo empregatício. “Temos de olhar como muito cuidado para evitar demissão que poderá resultar readmissão num processo de precarização. Tudo o que aprendemos agora sofreu grande processo de transformação”, afirmou.

Ele frisou não perder foco, mas construir uma agenda positiva. É impossível pensar em retomada com 14 milhões de desempregados no País. “Temos de incluir isso em nossos debates. Porque a grande imprensa continuará não apoiando os sindicatos. É importante lembrar que 57% da população rejeita a reforma trabalhista”.

O presidente da Feprop (Federação dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Est. do Rio de Janeiro), Alexsandro Diniz, disse que não é possível continuar discutindo política sindical pegando como base a década de 1940. “Porém temos de crer que a Câmara dos Deputados apoiará a Medida Provisória revertendo pontos polêmicos aprovados na reforma trabalhista sancionada pelo governo Michel Temer”, finalizou.