Paraná, Goiás, Pará e São Paulo mostraram os maiores recuos.
Na contramão, indústria do Amazonas cresceu mais de 16%.

A produção industrial caiu em 8 dos 14 locais pesquisados em maio na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Os estados que mostraram os maiores recuos foram Paraná (-3,5%), Goiás (-2,3%), Pará (-1,9%) e São Paulo (-1,6%).

Na contramão, a indústria do Amazonas cresceu 16,2%, recuperando a queda de 12,5% sofrida em abril. Também tiveram taxas positivas Rio Grande do Sul (4,4%), Espírito Santo (3,8%), região Nordeste (1,6%), Ceará (1,4%) e Santa Catarina (0,1%).

Em maio, a produção nacional da indústria ficou estável em relação a abril.

Na comparação com maio do ano passado, o setor, que recuou 7,8%, mostrou que 12 tiveram queda na produção, com destaque para Espírito Santo (-18,9%) e Paraná (-11,0%). Por outro lado, a atividade em Mato Grosso teve expansão de 14,6%, no Pará, de 7,8%, e na região Nordeste, de 0,3%.

No ano
De janeiro a maio de 2016, a produção nacional caiu em 12 locais. A retração foi mais intensa que a média nacional (-9,8%) no Espírito Santo (-21,6%), Amazonas (-18,8%) e Pernambuco (-18,7%).

Pará (9,6%), Mato Grosso (7,4%) e Bahia (1,2%) assinalaram os avanços no índice acumulado no ano.