Em cerimônia prestigiada por diversas lideranças sindicais nacionais e regionais, aconteceu na última sexta (8), a posse da diretoria eleita para a gestão 2016/2020 do Sindicato Metabase, em sua sede na cidade de Catalão (GO).

A entidade representa a categoria dos trabalhadores das empresas mineradoras, misturadoras de adubos e químicas da região. Grandes multinacionais do setor estão na base do sindicato que negocia com VALE e Anglo American de igual para igual e se destacou na última gestão pelo aporte econômico injetado na economia local através de acordos salariais e de PLR. Assim, o Metabase apresentou conquistas e resultados notórios que lhe deram visibilidade nacional através dos meios de comunicação e alavancou seus dirigentes à representação internacional dos trabalhadores brasileiros da mineração na rede IndustriALL.

Fiel às conquistas da entidade, a cerimônia de posse do Sindicato Metabase foi iniciada por um breve resumo da gestão narrado pelo cerimonial e apresentado em vídeo aos presentes:

“Hoje, o Sindicato Metabase e os trabalhadores das mineradoras e misturadoras de adubos de catalão e região fecham mais um capítulo de vitórias dos seus trinta e quatro anos de existência e dão mais um grande passo rumo a um horizonte de grandes realizações.  A gestão que passa foi marcada pela ousadia do presidente visionário Arnaldo Antunes que confiou a renovação da diretoria aos jovens promissores que vieram para ajudá-lo a fazer uma verdadeira revolução na forma do Sindicato Metabase atuar.
 
Trinta anos em quatro é a melhor definição das realizações que foram  implementadas.

Movimento grevista, paralisações e muita luta marcaram o início da gestão.

Em seguida, a qualificação sindical da diretoria e a especialização em negociações foram os fatores que motivaram a fase seguinte:
Estruturação da sede, aquisição de veículos e caminhão de som, serviços aos filiados e, principalmente, grandes vitórias para os trabalhadores como participação nos lucros e resultados e aumentos reais de salário além de vários avanços e benefícios.
Catalão e região sentiram a força dessa diretoria que se destacou em injetar milhões na economia local através das negociações de PLR das mineradoras.

O comércio local nunca mais foi o mesmo.
Em meio à crise, catalão e região ganharam mais empregos diretos e indiretos, mais recursos na praça e maior arrecadação pública.
Mas essa diretoria não parou por aí.

Destacou-se também em sua participação na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico, a CNTQ, e foi representar os trabalhadores brasileiros das mineradoras no exterior através da rede sindical internacional IndustriALL.

O Metabase alçou altos voos e o reconhecimento veio.
Contra fatos não há argumentos. Com mobilização e união, conquista na mão. Bem avaliada pela categoria, Chapa 1 recebe 92% de aprovação nas urnas e a confiança dos trabalhadores em mais quatro anos de avanços e conquistas.”

Após, foi dada a palavra aos integrantes da mesa diretiva.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes Edenilson Rossato que representou o vice-presidente da Força Sindical e presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes Miguel Torres abriu sua palavra se referindo ao slogan do sindicato impresso na parede. “Sindicato atuante, Metabase forte. É disso que vamos precisar daqui para frente. Parabéns a essa diretoria que foi eleita de forma expressiva e podem contar com o apoio de Miguel Torres e das entidades que aqui represento”, declarou.

Marly Chaveiro (presidente do Sindicato dos Químicos de Anápolis-GO) continuou o pronunciamento da mesa. “Ver uma diretoria sendo empossada atuante como são vocês é merecedor de serem parabenizados. Quero ainda agradecê-los pelo apoio que nos foi dado na negociação de nossa convenção coletiva de trabalho (2016). A união foi boa e assim tivemos êxito fechando excelente acordo para os trabalhadores”, afirmou a dirigente.  

Herbert Passos Filho (presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista e coordenador da Secretaria Nacional dos Químicos da Força Sindical) destacou a importância da parceria entre o Sindicato Metabase e o sindicato santista que o mesmo preside. “Nossas categorias representadas são muito semelhantes. As empresas são as mesmas. Quero agradecer a vocês, Diego e Arnaldo, pelo trabalho que temos feito em conjunto. Sem vocês não teríamos conquistado muitas coisas que conseguimos fazer juntos.” E finalizou desejando uma boa gestão.

Carlos Albino (presidente do SIMECAT e da Federação dos Metalúrgicos de Goiás e Secretário de Finanças da CNTM) lembrou a união entre o SIMECAT e o Metabase e destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria no último mandato. “Antes, esse sindicato não tinha nenhuma mobilização e nenhuma organização. Hoje, estou aqui para agradecer a tudo que vocês fizeram por nós nesses quatro anos de gestão e, também, quero agradecer pelo que fizeram por todos os trabalhadores do Brasil.” O dirigente também elogiou a receita de gestão do Metabase. “É isso aí. Precisamos de sangue novo e de experiência. Hoje, os diretores que assumem recebem uma responsabilidade muito grande. A vida do dirigente sindical não é fácil. É repleta de sacrifícios em prol dos trabalhadores.“

Antônio Silvan de Oliveira (presidente da CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico e presidente do Sindiquímicos de Guarulhos) que presidiu a mesa ressaltou o momento difícil por que passa o país quando lideranças do empresariado ventilam propostas de aumento da carga horária de trabalho e perdas de direitos e destacou a importância da Força Sindical em promover a luta unitária de todas as categorias. O dirigente também elogiou o trabalho realizado pela diretoria frente ao Sindicato Metabase. “Conhecemos o trabalho de vocês. É brilhante. Assim como a CNTQ e a Força Sindical, aqui, vocês estão indo além e atuando no movimento sindical cidadão que se preocupa com a educação, com a segurança, com a saúde, com o lazer, com a moradia e com condições de vida não só no ambiente de trabalho. Onde está o trabalhador e sua família, o Sindicato Metabase tem foco, está preocupado e busca melhorar, incansavelmente, essa qualidade de vida.” Silvan finalizou renovando os laços e a parceria entre a CNTQ e o Metabase e se colocando a disposição da diretoria empossada.  

Arnaldo Antunes (presidente da gestão que termina e diretor da gestão empossada) finalizou os pronunciamentos da mesa, antes da diplomação, em um discurso emocionado. “Nós reaprendemos a fazer sindicalismo com a chegada dos jovens. Nesses últimos quatro anos, fizemos mais história do que nos trinta anos anteriores. Assim, entrego o comando em boas mãos e sigo alçando novos horizontes no movimento sindical com a certeza do trabalho bem feito e, agora, perpetuado.”

Em seguida, o presidente da mesa Antônio Silvan de Oliveira (presidente  da CNTQ)  leu o termo de posse e os dirigentes eleitos do Sindicato Metabase foram diplomados pelos integrantes da mesa diretiva e, também, pelas seguintes autoridades sindicais presentes: Heitor Danilo Apip (diretor do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista), Valdemir José dos Santos, Pio,  (assessor da CNTQ e diretor do Sindiquímicos), Nilson Souza (diretor do Sindicato dos Químicos de Anápolis), Zélia Pretti Machado (secretária de finanças do Sindicato dos Químicos de Anápolis), José Roberto Oliveira (diretor do Sindicato dos Químicos de Anápolis), Ricardo Rodrigues (diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) e Iara Pereira (diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes).

Após a diplomação, em tom emotivo, o novo presidente do Sindicato Metabase Diego Hilário Ribeiro se pronunciou.
“Quero agradecer aos meus companheiros de chapa. Eu nada mais sou do que o representante deles e o primeiro a defendê-los. Sei que eles estão sempre dispostos a fazer o mesmo por mim também. Quero agradecer ao presidente Arnaldo Antunes que abriu as portas do sindicato para a renovação e até aqui fui fiel a ele e continuarei sendo fiel ao nosso companheirismo sindical. Nós estamos, agora, começando uma nova luta, um novo momento. Nós precisamos mais do que nunca sermos  atuantes para sermos fortes. Quero convidar a todos os diretores a serem atuantes. Nós temos um caminho longo. Vamos em frente.”
Diego Hilário, ainda, agradeceu as presenças das autoridades sindicais, das famílias e de todos os demais e os convidou para o descerramento da placa que dá nome ao auditório em homenagem ao presidente Arnaldo Antunes, finalizando assim a cerimônia de posse.

Fonte: Assessoria de imprensa do Metabase