Ainda no acumulado em 12 meses, todos os setores mostram resultado negativo. No caso da indústria, o PIB recua 6,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo caiu 3,4% em 12 meses, até maio, mantendo trajetória descendente iniciada em fevereiro do ano passado, segundo a Fundação Seade, responsável pelo estudo, divulgado na quinta (23). De acordo com o levantamento, o PIB recuou 1,4% em relação ao mês anterior, com retração de 2,5% na indústria, 1,2% nos serviços e 1,1% na agropecuária. Na comparação com maio de 2014, a queda é de 6,1%.

“A economia paulista caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno – representa 28,7% do PIB do país, sendo fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica”, diz o Seade. “A economia brasileira, por sua vez, tem maior influência do desempenho das commodities. A queda de desempenho da economia paulista foi influenciada, inicialmente, pelas condições macroeconômicas desfavoráveis à indústria. Nos últimos meses, os serviços – em destaque o comércio – passaram também a sofrer mais intensamente com a deterioração do atual quadro econômico brasileiro.”

Fonte: Agência Brasil