Desde que as empresas encerraram as suas atividades sem aviso prévio, os 60 trabalhadores demitidos  e Sindicato têm buscado o diálogo, por meio de seu departamento jurídico,  para o pagamento de direitos trabalhistas (verbas rescisórias e os valores relativos ao FGTS  de todos os trabalhadores demitidos).

Em reunião realizada em 9 de fevereiro, em São Paulo, com a comissão de trabalhadores das duas empresas e os representantes do Sindiquímicos (Antonio Silvan Oliveira – presidente;  Valdemir José dos Santos (Pio) – diretor e Maria José Aguiar de Freitas – advogada), ficou estabelecido que a empresa  irá efetuar o depósito dos valores relativos ao FGTS até o dia 2 de março.

Feito este acerto, haverá indicação de pagamentos das verbas rescisórias.

No dia 10, os trabalhadores estiveram no Sindicato e nova reunião foi acordada para o dia 3 de março, 9h, na sede da entidade sindical.

Entenda o caso

No dia 8 de janeiro, os trabalhadores estavam em férias coletivas e foram surpreendidos com o aviso de que as atividades da empresa haviam sido encerradas.

No dia 9, os trabalhadores foram recebidos na sede do Sindiquímicos e foram orientados a se mobilizarem e a acessarem seus  extratos analíticos da Caixa  para acompanhar os trâmites e  assegurar os seus direitos trabalhistas.

Segundo as orientações da entidade sindical, foi formada uma comissão formada por trabalhadores das empresas Omega Pack e Vinil Plásticos.

No dia 16 de janeiro, representantes do Sindiquímicos e comissão dos trabalhadores se reuniram em São Paulo com os advogados e o representante das empresas.

Na pauta da reunião, a indicação para o pagamento e homologação das verbas rescisórias, recolhimento dos depósitos de (FGTS) pendentes e multa fundiária, anotação da data de saída e entrega do comunicado de dispensa dos mais de 60 trabalhadores demitidos no último dia 9 de janeiro de 2017.

Alegando dificuldades financeiras, os advogados e o representante das empresas estavam irredutíveis quanto a apresentação de proposta para pagamento dos direitos dos trabalhadores, mas após inúmeras considerações por parte da direção do Sindiquímicos, os advogados e o representante da  Omega Pack e Vinil se comprometeram a apresentar uma planilha com os valores devidos  aos trabalhadores demitidos.

Na reunião também ficou acordado que os objetos pessoais dos trabalhadores que haviam ficado nos armários, serão relacionados e devolvidos aos seus respectivos donos, assim como as baixas e atualização das carteiras profissionais  já realizadas  na Sede do Sindiquímicos.

Segundo consta, há trabalhadores com empréstimos consignados junto à Caixa Econômica Federal e que os mesmos vêm sendo cobrados diretamente pela instituição financeira, apesar de constar em seus holerites o desconto relativo ao empréstimo consignado dos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017.  Indagada sobre esta cobrança que os trabalhadores vêm recebendo, os advogados e o representante das empresas esclareceram que eles possuem uma dívida no Banco e estes não estão querendo negociar.

O departamento Jurídico do Sindiquímicos notificou a Caixa Econômica Federal quanto a cobrança ilegal dos créditos consignados obtidos pelos trabalhadores até a data da dispensa, já que a empresa era a intermediária desta transação.