Eleitor com mais de 70 anos deve fazer a biometria nos municípios em que ela for obrigatória, sob pena de ter o título cancelado.

Atualmente, no Estado de São Paulo, 85 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado. Os eleitores dessas cidades que tenham mais de 70 anos devem fazer a biometria para não ter o título cancelado, o que os impediria de participar das próximas eleições.

Circulam nas redes sociais informações de que, caso os maiores de 70 anos não façam o cadastramento biométrico, perderão benefícios. Isso não procede. Como o voto é facultativo para esse grupo de eleitores, a única consequência negativa será o cancelamento do título. Segundo a Receita Federal, nesses casos o cancelamento do título não acarreta prejuízos.

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de aumentar a segurança na sua identificação no momento do voto. Além disso, a Justiça Eleitoral realiza uma atualização cadastral, eliminando de seu banco de dados as informações daqueles eleitores que não comprovarem vínculo com o respectivo município. É uma oportunidade de depuração do cadastro.

Atendimento

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório (consulte a sua Zona Eleitoral) ou Posto de Atendimento Eleitoral com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. Nas unidades instaladas em Poupatempo, o agendamento não é necessário. O atendimento nos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, que é das 9 às 18 horas.