Trabalhadores e Trabalhadoras, encerramos mais uma programação em comemoração ao Mês do Trabalhador. Durante o mês de maio, tivemos a grata satisfação de estarmos reunidos e unidos em três grandes eventos.

Abrimos a programação no dia 05 de Maio com a Festa do Trabalhador em nosso Clube de Campo em Mairiporã. Na Festa do Trabalhador, reunimos centenas de trabalhadores de todos os setores que essa entidade Sindical atende, e que durante todo o dia tiveram acesso a uma extensa programação: churrasqueiras, quadra, trilha ecológica, piscinas e lago com pedalinhos. Também tivemos atrações musicais, praça de alimentação e sorteio de prêmios.

No dia 17, realizamos com sucesso o nosso primeiro Baile Flashback SindiQuímicos, em nossa Sede Social. No embalo de DJ, aula de passinhos, comida, bebida e muita descontração. Com uma grande diversidade etária, os associados e convidados se divertiram ao som dos hits dos anos 80 e 90.

Encerramos as comemorações do Mês do Trabalhador com o Vigésimo Terceiro Festival de Futsal, realizado nos dias 24 e 25 de maio, na Quadra Poliesportiva que fica na Sede Social do SindiQuímicos. Os astros do Festival foram os trabalhadores de todos os setores da base territorial do SindiQuímicos e Região. Com a presença de familiares e amigos, as equipes jogaram com garra e espírito esportivo, fazendo desse um grande evento e de um sucesso memorável.

Nosso agradecimento a toda diretoria do SindiQuímicos de Guarulhos e Região, funcionários e parceiros pelo empenho na realização de mais um mês de atividades em comemoração ao Mês do Trabalhador. Nosso agradecimento à classe trabalhadora, em especial os trabalhadores da Família Química de Guarulhos e Região pela confiança em nosso trabalho.

Trabalhadores (as), o SindiQuímicos Guarulhos, representado por seu presidente, Antonio Silvan Oliveira e diretoria vêm aos longo dos anos enfrentado e superando inúmeros desafios para manter a estrutura Sindical. Mesmo com ventos contrários, temos avançado em muitas e importantes conquistas. Como exemplo, temos as últimas Negociações Coletivas dos setores Químico e Farmacêutico. Negociações que cada ano, sem exagero algum, têm sido uma verdadeira batalha com o patronal.

Mas com o empenho de uma liderança preparada, temos conseguido a manutenção de importantes conquistas na CCT, reajuste no piso salarial, negociações positivas para garantir a PLR, entre outras vitórias como, a negociação do setor farmacêutico, onde conseguimos a redução da jornada de trabalho.

Também estamos realizando com sucesso, no setor plástico, Acordos Coletivos por empresas, onde também estamos conseguindo conquistas importantes como a redução da Jornada de trabalho, PLR e manutenção de benefícios que são conquistas do Movimento Sindical.

De todos os desafios que enfrentamos, sem dúvida alguma, o maior deles é conscientizar você, trabalhador e trabalhadora, do seu papel na luta pelo reajuste salarial, PLR, aposentadoria, entre outras bandeiras de luta da classe trabalhadora.

Unidos e com a graça e sabedoria de Deus, continuaremos lutando incansavelmente em benefício de todos os trabalhadores e trabalhadoras que representamos. Mas, a luta não pode ser apenas de alguns, é necessário que todos abracem a responsabilidade e o dever de construir uma relação Capital X Trabalho, mais humana, justa e favorável à classe trabalhadora.

Com União, Mobilização e Trabalho é a bênção de Deus, avançaremos e conquistaremos!

Antonio Silvan Oliveira, presidente do SindiQuímicos e CNTQ,
e vice-presidente da Fequimfar e Força Sindical/SP.