Tem direito à isenção da taxa de inscrição quem estudou em escola pública, bolsistas ou pessoas em situação de vulnerabilidade econômica

O valor de R$ 85 cobrado para a inscrição no Enem é impeditivo para grande parte dos estudantes brasileiros. A situação é tão grave que em 2021 o número total de inscritos caiu para 3 milhões, o menor desde 2007. A média de inscrições nos últimos anos foi de 5 milhões. Também houve queda de 50% no número de pretos e indígenas nas inscrições ao Enem.

Isenção paté dia 26

Até o próximo dia 26 é possível conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem. A gratuidade pode ser acessada no site do Enem – inclusive para os estudantes de baixa renda que tiveram isenção da taxa do exame no ano passado e não compareceram à prova. No entanto, o Ministério da Educação tem feito pouco esforço na divulgação das novas datas de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem.

 

O ministro Milton Ribeiro já causou alvoroço ao dizer que a universidade é para poucos. Na linha de provocar polêmicas para encobrir problemas do governo, o presidente Jair Bolsonaro foi atrás e disse que no Brasil há excesso de professores.