Depois de fechar 14,5 mil postos de trabalho no primeiro mês do ano, a indústria paulista cortou outras 12 mil vagas em fevereiro, segundo o indicador da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), uma retração de 0,53% no nível de emprego do setor no Estado em relação ao mês imediatamente anterior – de 1%, se descontados os efeitos sazonais.

Dos 22 setores pesquisados, 17 apuraram saldo negativo, 3 contrataram mais do que demitiram e 2 ficaram estáveis. O ramo metalúrgico cortou 4,5 mil empregos, o pior resultado do período, com uma variação negativa de 7,5% no nível de ocupação. O segmento de produtos de borracha e material de plástico veio na sequência, com 2,6 mil demissões líquidas, acompanhado de perto pela indústria automotiva, com 2,2 mil perdas.

O ramo de couro e calçados contratou pelo segundo mês consecutivo, abrindo 1,1 mil postos de trabalho (1,4 mil em janeiro).

Das 36 regiões paulistas consultadas, 26 apuraram demissões líquidas. As que mais dispensaram foram Cubatão (-11,11%), bastante dependente da indústria metalúrgica, Santa Bárbara D’Oeste (-4,45%) e Santo André (-2,39%). Entre as sete regiões que contrataram, duas têm atividade importante do setor calçadista – Jaú (2,59%) e Franca (2,22%).