Pacientes procuram próteses mais naturais e anatômicas, disse o cirurgião. Rio é a cidade é que mais vende próteses mamárias no Brasil.

Apesar da crise econômica que o Brasil está enfrentando, o número dos implantes de silicone para os seios aumentou 20% no Rio de Janeiro em 2015, em relação ao 1º semestre do ano passado, segundo a Silimed, maior fabricante de próteses da América Latina.

De janeiro a julho, a capital fluminense fechou 45.335 vagas de trabalho, segundo o estudo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  De acordo com o Caged, o setor de serviços foi o que mais reduziu postos, 19.929, seguido do comércio, 16.698 vagas. Apesar disso, o CEO (chefe-executivo) da Silimed, Gabriel Robert, afirma que o mercado da beleza e da saúde não foram afetados pela crise. De acordo com Gabriel, hoje, o Rio é a cidade é que mais vende próteses mamárias no Brasil.

“Tanto o mercado da saúde como o da beleza continuam crescendo, apesar da crise. A gente [o mercado das próteses] se encaixa na saúde e na beleza, porque a gente acaba provendo o bem-estar”, disse Gabriel Robert.

O cirurgião plástico Eduardo Sucupira, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confirma o aumento na procura. Ele afirma que um dos motivos é o fato do turismo no exterior ter ficado caro para os brasileiros, e as pessoas terem passado a investir o dinheiro em outras vontades.

”As pessoas deixaram de realizar gastos no exterior, permanecendo aqui sem viajar, e aproveitando para realizar um outro sonho – que é a cirurgia para implante de silicone. Alguns estrangeiros também procuram fazer a cirurgia aqui, não só pela qualidade do serviço, mas também pelo fato da moeda deles estar valorizada e os custos serem menores”, explicou Sucupira. Ainda de acordo com o cirurgião, existe procura por parte de estrangeiros vindos da França, Inglaterra, Itália e Estados Unidos.

Eduardo afirma que a procura costuma aumentar durante o inverno e que os meses de agosto e setembro tiveram um consumo maior do que nos anos anteriores. “Se a pessoa não viajou, não gastou com compras lá fora, ela está aqui e acaba tendo o prazer na troca de uma viagem pelo implante, que é recompensa pessoal e mais duradoura”, completou.

A professora de educação física Lidiane Braga foi uma das que realizou o desejo de colocar a prótese de silicone. Para ela, a principal mudança foi em relação a autoestima.

“Eu fiquei muito satisfeita com o resultado. Mudou a minha autoestima e mudou até a minha postura, porque eu andava meio envergada. Mudou até o tipo de roupa que eu uso. Agora eu não tenho problema em usar biquíni sem bojo e qualquer tipo de blusa dica perfeita”, disse Lidiane. O modelo escolhido por ela foi o redondo de 280 ml.

Mudança nos tamanhos das próteses

Além do aumento da demanda, apesar da crise, os cirurgiões tem reparado também uma alteração no perfil de prótese procurada. De acordo com Sucupira, é possível dizer que ocorreu uma redução média na procura de 350 ml para 270 ml. Além disso, as pacientes tem aceitado – e até solicitado – a prótese em formatos mais anatômicos, que são os implantes conhecido popularmente como “implante em gota”.

“Eu costumo usar as próteses texturizadas com perfil alto ou extra alto. A procura é muito grande pelos formatos anatômicos, que dá um resultado e aparência mais natural e mais original. Hoje, existe a preocupação de querer algo mais natural e proporcional ao corpo de cada uma. As pessoas querem resultados duradouros e que apresente um resultado agradável”, explicou.

Com a mudança das referências, a demanda pela troca do tamanho das próteses também começa a aparecer. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que, entre o início de 2014 e os primeiros meses de 2015, a troca de próteses entre 300 e 350 ml, consideradas grandes, por modelos menores, entre 200 e 250 ml, cresceu até 15%.

“A gente recebeu durante muitos anos a influência do povo americano, mas eles têm a média de altura e proporções maiores que a nossa. Alguns pacientes que exageraram na escolha também verificam a possibilidade de uma troca por um volume menor”, disse Sucupira.

Fonte: G1